Cinema

Feliz aniversário, Charles Chaplin!

Nascido em 16 de abril de 1889, hoje comemora-se seu aniversário de 132 anos

Há 132 anos, no Reino Unido, nascia Charles Chaplin, ator e diretor que ficou eternizado nos cinemas mundiais por seu papel como Carlitos, que se comunicava, em sua maioria, através de mímicas e fazia críticas sociais.

Também roteirista, compositor, cineasta, músico, editor e comediante, ele criou Carlitos em 1914. Caracterizado pelo chapéu-coco ou cartola, bengala, calças largas, bigode, casaco apertado e grandes sapatos, o personagem era divertido e sempre se metia em confusões. Graças a ele e à sua vontade de fazer cinema, muitas vezes bancando os próprios filmes, Charles recebera diversos prêmios e deixou sua marca nas telonas e nas mentes de todos.

Chaplin morreu enquanto dormia em 25 de dezembro de 1977, na Suíça, aos 88 anos, por decorrência de um derrame cerebral. Ele deixou 11 filhos.

Para celebrar a vida do ator e sua importância para o cinema, o Mais Goiás separou uma lista com cinco filmes inesquecíveis. Confira:

Tempos Modernos

“Um operário de uma linha de montagem, que testou uma “máquina revolucionária” para evitar a hora do almoço, é levado à loucura pela “monotonia frenética” do seu trabalho. Após um longo período em um sanatório ele fica curado de sua crise nervosa, mas desempregado. Ele deixa o hospital para começar sua nova vida, mas encontra uma crise generalizada e equivocadamente é preso como um agitador comunista, que liderava uma marcha de operários em protesto. Simultaneamente uma jovem rouba comida para salvar suas irmãs famintas, que ainda são bem garotas. Elas não tem mãe e o pai delas está desempregado, mas o pior ainda está por vir, pois ele é morto em um conflito. A lei vai cuidar das órfãs, mas enquanto as menores são levadas a jovem consegue escapar.”

Tempos Modernos (1936) - Trailer

O Grande Ditador

“Adenoid Hynkel (Charles Chaplin) assume o governo de Tomainia. Ele acredita em uma nação puramente ariana e passa a discriminar os judeus locais. Esta situação é desconhecida por um barbeiro judeu (Charles Chaplin), que está hospitalizado devido à participação em uma batalha na 1ª Guerra Mundial. Ele recebe alta, mesmo sofrendo de amnésia sobre o que aconteceu na guerra. Por ser judeu, passa a ser perseguido e precisa viver no gueto. Lá conhece a lavadora Hannah (Paulette Goddard), por quem se apaixona. A vida dos judeus é monitorizada pela guarda de Hynkel, que tem planos de dominar o mundo. Seu próximo passo é invadir Osterlich, um país vizinho, e para tanto negocia um acordo com Benzino Napaloni (Jack Oakie), ditador da Bacteria.”

https://www.youtube.com/watch?v=AUWcT75iKDE

– O Garoto

“Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que, quando descobrem o menino, o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada, um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra a criança. Inicialmente, o homem quer se livrar dele, mas diversos fatores sempre o impedem e, gradualmente, ele passa a amá-lo, decidindo criar o menino. Conforme os anos se passam, o garoto e o vagabundo se tornam uma dupla perfeita, o menino tacava pedras nas janelas alheias e as quebrava, enquanto o ‘vagabundo” passava pela rua trabalhando como vidraceiro e consertava as janelas, conseguindo assim, ganhar dinheiro mais facilmente. Juntos os dois passam por muitas lutas juntos, principalmente quando dois agentes do orfanato estadual tentam levar a criança, e a mãe, agora uma renomada cantora de ópera tenta reencontrar o filho e decide oferecer uma recompensa a quem o achar.”

– O Circo

“Um batedor de carteiras está agindo em meio a multidão. Para evitar que seja pego, ele coloca uma carteira roubada no bolso de um vagabundo, sem que ele perceba. Quando a polícia se afasta, o batedor volta para recuperar o dinheiro perdido. O vagabundo foge do batedor e da polícia, entrando, sem querer, no picadeiro de um circo. Como suas trapalhadas fazem sucesso junto ao público, o dono do circo resolve contratá-lo e fazer dele sua atração principal.”

Em Busca do Ouro

“Carlitos vai ao Alasca para participar da corrida do ouro. Preso em uma pequena cabana por causa de uma nevasca, ele é obrigado a compartilhar seu quarto com um garimpeiro de sucesso e um fugitivo. Eventualmente, ao deixar a cabine, ele se apaixona por uma garçonete bonita, tentando bravamente ganhar o seu afeto. Porém a sorte de Carlitos muda quando o garimpeiro necessita de ajuda para localizar o ouro.”

Em Busca do Ouro - Trailer Legendado

E você, qual filme de Charles Chaplin não deixa fora da sua lista?