oi oi oi

Globo aprova história e fará ‘Avenida Brasil 2’ no horário nobre em 2027

Adriana Esteves fará Carminha, mas história terá uma nova mocinha

A Globo aprovou a história e decidiu investir oficialmente em uma continuação de um de seus maiores fenômenos da teledramaturgia, confirmando que “Avenida Brasil 2” será produzida para o horário nobre, com estreia prevista para 2027. A decisão busca reforçar a principal faixa de novelas da emissora e apostar na nostalgia aliada a novos conflitos.

Não tem mais volta: a sequência de Avenida Brasil (2012) teve o argumento final aprovado pouco antes das festas de fim de ano de 2025, após ajustes solicitados pela direção de dramaturgia da Globo ao autor João Emanuel Carneiro. Com o aval, a emissora já deu início à pré-produção da novela, que deve estrear em janeiro de 2027.

Um dos principais atrativos de Avenida Brasil 2 é o retorno de Adriana Esteves no papel de Carminha, considerada uma das maiores vilãs da história da televisão brasileira. A atriz aceitou reviver a personagem, que agora ganhará uma nova camada dramática, mesclando redenção e vingança.

Débora Falabella, intérprete de Nina na versão original, deve aparecer apenas em uma participação especial e não permanecer durante toda a trama. Quem ganhará mais destaque é Agatha, filha de Carminha, que era criança na primeira novela e agora terá papel central no desenvolvimento da história.

Segundo a previsão da Globo, mais da metade do elenco original não deve retornar. A nova fase da trama contará com personagens inéditos e voltará a se passar no bairro do Divino, cenário que marcou o sucesso da primeira versão. Núcleos populares, como o de Cadinho (Alexandre Borges) e Suellen (Isis Valverde), ficarão de fora, assim como Tessália, personagem que revelou Débora Nascimento.

Se o cronograma for mantido, “Avenida Brasil 2” irá ao ar em 25 de janeiro de 2027. A direção ficará novamente sob o comando de Ricardo Waddington, contratado especialmente para conduzir a nova obra de João Emanuel Carneiro. Ele também foi o responsável pela direção da novela original.

Internamente, a Globo avalia que continuações têm sido bem recebidas pelo público. Exemplos disso são “Verdades Secretas 2” (2021) e “Êta Mundo Melhor!”, atualmente exibida na faixa das seis, ambas com bom desempenho de audiência.

Exibida originalmente em 2012, Avenida Brasil é considerada o último grande fenômeno de catarse coletiva da TV brasileira. O último capítulo parou o país e chegou a quase 60 pontos de audiência na Grande São Paulo. Entre 2019 e 2020, a reprise da novela também registrou números expressivos e, atualmente, a trama está disponível no Globoplay, onde figura entre os 10 conteúdos mais assistidos da plataforma.