VEM CHUVA AÍ

Goiânia pode registrar 12°C com avanço de nova frente fria na próxima semana

As previsões do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) apontam que Goiânia…

As previsões do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) apontam que Goiânia pode registrar temperatura mínima de 12°C, com avanço de frente fria que atingirá quatro das cinco regiões do Brasil. Termômetros devem apontar a variação a partir desse final de semana, com intensificação nos dias seguintes.

Massa de ar frio vinda do Sul também pode deixar o interior do estado com índices ainda menores. A previsão é de que o Sudoeste goiano atinja 10°C no período.

“Teremos no final de semana a passagem de uma frente fria que vai propiciar chuvas em Goiás com possibilidade de tempestades. Passando essa chuva, teremos o avanço de uma massa de ar polar que por volta do dia 1º (de novembro) vai avançar pelo Brasil. No dia 2, a parte Centro-Sul de Goiás, região de Goiânia para baixo, será impactada por essa onda de frio. Teremos uma redução nas temperaturas por exemplo em Goiânia, no dia 2, chegaremos a 12ºC/14ºC, já na região Sudoeste podendo chegar a 10ºC/12ºC”, explica o gerente da Cimehgo, André Amorim.

O episódio, segundo André, não terá tanta intensidade quanto a frente fria que atingiu Goiás em maio de 2022, quando a capital chegou à marca histórica de 5ºC.

Frio no Brasil

No Brasil, o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina já vão sentir a mudança climática a partir de segunda-feira (31), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As previsões colocam esses locais com mínimas de 15ºC, inicialmente. Porém, as temperaturas podem variar para menos ao longo da semana, quando o frio pode ser de a5ºC.

Frente fria deve provocar queda de temperatura no Brasil na próxima semana

Frente fria deve provocar queda de temperatura no Brasil na próxima semana (Foto: Divulgação/Cimehgo)

“A massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim da próxima semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas até quinta-feira (3), principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul”, detalha o Inmet.

A população de Minas Gerais, Amazonas e Mato Grosso também podem preparar os casacos e guarda-chuvas para enfrentarem chuvas e frio.

*Jeice Oliveira compõe programa de estágio do Mais Goiás sob supervisão de Hugo Oliveira