Google Maps vai alterar nome de Golfo do México para ‘Golfo da América’
Golfo do México vai ser rebatizado apenas para usuários que estiverem nos Estados Unidos, segundo informou Google no X

Em anúncio feito na última segunda-feira (27), o Google anunciou que vai alterar o nome do Golfo do México para “Golfo da América” em sua plataforma de geolocalização, o Google Maps. A empresa informa que a mudança valerá a partir do momento em que a mudança for adotada por órgãos oficiais do governo norte-americana e só será visível nos Estados Unidos.
Nos demais países em que “Golfo do México” permanecer como nome oficial da região, o Google Maps o exibirá. O presidente Donald Trump afirmou, antes de tomar posse, que rebatizaria o Golfo do México por dois motivos: por achar “Golfo da América” mais bonito e por uma questão de “justiça”.
“Recebemos algumas perguntas sobre nomenclatura no Google Maps”, disse a empresa, em sua conta News From Google na rede social X. “Temos uma prática antiga de aplicar mudanças de nome quando elas são atualizadas em fontes oficiais do governo. Para unidades geográficas nos EUA, é quando o Sistema de Informação de Nomes Geográficos (GNIS) é atualizado.”
“Também é uma prática antiga: quando os nomes oficiais variam entre os países, os usuários do Maps veem seus nomes locais oficiais. Todos no resto do mundo veem os dois nomes. Isso se aplica aqui também”, diz o Google.
Golfo do México: o que é
O Golfo do México é uma região de aproximadamente 1,55 milhão de km² cujo subsolo é rico em petróleo. O golfo alcança México e Cuba.
A presidente do México, Claudia Scheinbaum minimizou o decreto de Trump e afirmou: “Vale só para seu território continental. Para nós e para o resto do mundo inteiro segue sendo o Golfo do México”.
We’ve received a few questions about naming within Google Maps. We have a longstanding practice of applying name changes when they have been updated in official government sources.
— News from Google (@NewsFromGoogle) January 27, 2025