GOVERNO FEDERAL

Governo anuncia que vai abrir 17 lavanderias públicas; veja onde serão

Governo federal aposta em lavanderias públicas para reduzir sobrecarga sobre donas de casa e diminuir contas de água e luz das famílias

O governo federal anunciou que vai abrir 17 lavanderias públicas no país, com investimento de R$ 13 milhões. O programa foi concebido com a proposta de aliviar a rotina de trabalho de donas de casa e reduzir o tempo gasto por mulheres com trabalho doméstico. Em paralelo, reduzirá o gasto das famílias com as contas de água e luz.

Para ter acesso ao serviço, será preciso ter inscrição no CadÚnico e fazer agendamento na própria lavanderia. Embora o programa tenha sido pensado para mulheres, homem também podem participar.

Além das máquinas de lavar roupa, as lavanderias terão sala multiuso para cursos e oficinas, brinquedoteca e recepção. “Quando liberamos tempo para as mulheres, estamos devolvendo dignidade, autonomia e oportunidade de participação plena na sociedade. Não se trata apenas de lavar roupas, mas de mudar uma cultura e garantir justiça de gênero”, diz a ministra das Mulheres, Márcia Lopes.

A primeira lavanderia foi inaugurada em Caruaru, no interior de Pernambuco, maio de 2025. Custou R$ 471,8 mil. O governo federal está em fase de assinatura de convênios com Piauí (Teresina e Parnaíba), Rio de Janeiro (duas em Petrópolis), Ceará e Bahia para abertura das novas unidades.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres dedicam em média 21,3 horas semanais às tarefas domésticas, enquanto os homens dedicam 11,7 horas. A jornada é ainda maior para mulheres negras, idosas e de baixa renda.

A iniciativa integra as ações do Plano Nacional de Cuidados, criado para garantir os direitos estabelecidos pela Política Nacional de Cuidados, sancionada em dezembro de 2024 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.