OFÍCIO

Governo do Paraná quer adiar provas do Enem no estado por conta de chuvas

Segundo secretário de Educação, 20 escolas estão fechadas neste momento. Defesa Civil informa que 149 municípios tiveram ocorrências

A Secretaria Estadual de Educação do Paraná enviará um ofício ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e ao Ministério da Educação (MEC) solicitando o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por conta das fortes chuvas que atingem o estado. O primeiro dia do exame, que terá testes de linguagens, ciências humanas e redação, está marcado para este domingo (5).

De acordo com o secretário Roni Miranda, o Paraná tem no momento 20 escolas fechadas, seja por estarem em áreas atingidas pelas chuvas ou seja porque foram destinadas a receber pessoas desabrigadas. Ao todo, cerca de 50 mil alunos do estado que estão no 3° ano do Ensino Médio se inscreveram para fazer o Enem neste ano.

Segundo o último boletim da Defesa Civil do Paraná, 149 municípios registraram ocorrências por causa das chuvas neste mês, com mais de 20 mil casas danificadas e 192 mil pessoas diretamente afetadas. Neste momento, uma das regiões mais prejudicadas no estado é a do município de União da Vitória, atingido pelas cheias do rio Iguaçu.

O Inep, responsável pela aplicação das provas, anunciou nesta semana que alunos que foram alocados em escolas muito distantes de suas casas poderão pedir para fazer o exame em uma nova data. A decisão, na avaliação de Roni Miranda, abre espaço para que o calendário de provas no estado também seja readaptado.

O segundo dia de provas do Enem 2023 será no domingo seguinte, dia 12 de novembro. O gabarito oficial será divulgado no dia 24 deste mês e as notas serão disponibilizadas em 16 de janeiro de 2024.