OPOSIÇÃO

Hillary Clinton diz que Trump quer proteger ‘amigo corrupto’ Bolsonaro

Ex-secretária de Estados EUA afirmou que os cidadãos do país vão pagar mais caro na carne por isso

A ex-secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, diz que os cidadãos dos Estados Unidos pagarão mais caro na carne, porque o presidente Donald Trump quer proteger “seu amigo corrupto”. A fala de quinta-feira (10) se refere ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em carta ao presidente Lula (PT), na qual anunciou o tarifaço de 50% nas exportações brasileiras, Trump citou reciprocidade como razão, mas também o aliado ideológico Jair Bolsonaro, que, segundo ele, é vítima de um “caça às bruxas” do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da suposta trama golpista.

Na rede social Bluesky, Hillary afirmou: “Você está prestes a pagar mais por carne bovina não só porque Trump quer proteger seu amigo corrupto, mas também porque os republicanos no Congresso decidiram ceder seu poder sobre a política comercial a ele.”

Nesta sexta-feira (11), o presidente dos Estados Unidos voltou a defender Bolsonaro em entrevista na Casa Branca. “Eu o conheço bem, eu negociei com ele. Ele era um negociador muito duro, um homem muito honesto e que ama o povo brasileiro. Eu não deveria gostar dele, porque ele era muito duro para negociar, mas também muito honesto, e eu conheço os honestos e os corruptos”, afirmou.

Sobre conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acerca das tarifas, ele disse que deve fazer “em algum momento, mas não agora”.

LEIA TAMBÉM:

Faeg vê risco à competitividade do agro goiano após tarifaço de Trump