Maus-tratos

Homem é indiciado por jogar pela janela e matar mais de dez gatos em Porto Alegre

Acusado responderá em liberdade; caso condenado, pena pode superar 5 anos de reclusão

Um homem foi indiciado pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul após ter arremessado mais de dez gatos da janela de seu apartamento, no Centro da cidade de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A 2ª Delegacia de Polícia começou a receber denúncias de vizinhos que passaram a encontrar alguns dos animais mortos em frente a um prédio no final do ano passado, o que gerou uma investigação para apurar o caso.

Segundo o delegado André Serrão, responsável pelo caso, um inquérito policial foi instaurado, ouvindo testemunhas e coletando imagens de videomonitoramento da região. Com os registros (no vídeo abaixo; imagens fortes) foi possível observar animais que caíram próximo à calçada, e a investigação apurou que mais de 10 felinos foram encontrados mortos e outros dois sobreviveram, após serem encaminhados para receberem tratamento veterinário.

O suspeito, de 34 anos, foi identificado pouco tempo depois. Sem antecedentes criminais, ele foi intimado a comparecer na delegacia, em março, e prestou depoimento.

— Com a conclusão do inquérito, agora em abril, ele foi indiciado pelo crime de maus-tratos contra os animais qualificado, incidindo a causa de aumento da pena pelo crime continuado e por ter matado, pelo menos, 11 gatos — afirmou Serrão.

Agora indiciado, o homem responderá pelo crime em liberdade. Caso seja condenado, a pena pode superar 5 anos de reclusão.