'FATBERG'

‘Iceberg de gordura’ de 100 toneladas é encontrado no esgoto de Londres

Embora seja de grandes proporções, 'iceberg de gordura' ainda é menor do que o encontrado no esgoto de Londres em 2017

A empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Londres encontrou um ‘iceberg’ de gordura que tem cerca de 100 metros de comprimento e pesa aproximadamente 100 toneladas bloqueando os canos de esgoto da capital da Inglaterra (veja o comunicado no fim da matéria).

A descoberta foi feita em Whitechapel, um distrito que fica na zona leste da cidade. O ‘iceberg’ é formado por gordura, óleo e graxa. A empresa disse que a retirada completa da massa levará semanas e que ela “serve de duro lembrete de que o que desce pelo cano não desaparece”.

A concessionária aproveitou a notícia para reforçar o pedido para que as pessoas “pensem cuidadosamente” no que vão despejar nas pias e vasos sanitários durante as festas de fim de ano.

“Este novo ‘fatberg’ [algo como ‘iceberg de gordura’, em inglês] mostra exatamente o que acontece quando gorduras, óleos e papéis descem pelos nossos encanamentos. Eles não desaparecem, mas sim se acumulam, causando sérios danos”, disse Tim Davies, um dos diretores da companhia.

“O custo de limpeza dos bloqueios e reparo dos esgotos soma dezenas de milhões de libras todos os anos, e este dinheiro, em última análise, vem dos nossos clientes”, complementou.

Em 2017, um outro iceberg de gordura foi encontrado nos canos de esgoto da mesma região, pesando 130 toneladas e medindo mais de 250 metros de comprimento.

Os técnicos brincam dizendo que o bloco atual é “neto” daquele de 2017, que foi um dos maiores da história da Inglaterra e que teve uma grande amostra exposta no Museu de Londres, o que despertou a curiosidade de visitantes.

A empresa explica que os bloqueios costumam ocorrer mais em dezembro e janeiro. Por isso, ela pede às pessoas que raspem a comida dos pratos, usem ralos nas pias e evitem despejar na pia cremes e alimentos líquidos, como molhos ou caldos.