eleições

Jair Bolsonaro escolhe Flávio para 2026 e avisa Tarcísio, diz colunista

Ex-presidente avalia que o filho conta com um relevante palanque de governadores

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já definiu quem será seu candidato ao Palácio do Planalto em 2026: o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). A informação é do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles, e já teria sido comunicada ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), até então o nome mais cotado da direita para disputar a Presidência no ano que vem.

Segundo a coluna, a expectativa dentro do grupo bolsonarista é que Flávio passe a assumir embates diretos com o presidente Lula (PT), aumentando sua presença em agendas nacionais e estaduais. Pessoas próximas à família avaliam que o senador transmite maior “previsibilidade” a setores políticos e econômicos, por ter um perfil considerado mais moderado que o dos irmãos.

Com o novo desenho, cresce internamente a possibilidade de Michelle Bolsonaro disputar o Senado pelo Distrito Federal. Já a vaga de vice na chapa de Flávio poderia ficar com um nome de centro, em estratégia para ampliar o alcance eleitoral.

Do lado governista, lideranças do PT defendem a permanência de Geraldo Alckmin (PSB) como vice de Lula em uma candidatura à reeleição.

A mudança de rota foi comunicada a Tarcísio pelo próprio Flávio Bolsonaro, em conversas mantidas nesta semana. O senador esteve duas vezes em São Paulo nos últimos dias para tratar do assunto com o governador — uma delas na quinta-feira (4) e outra nesta sexta-feira (5). Os encontros foram interpretados como parte da consolidação de seu nome como candidato do grupo bolsonarista.

Caso Jair Bolsonaro mantenha a decisão, Tarcísio deve abandonar qualquer plano presidencial em 2026 e focar na disputa pela reeleição ao governo paulista.