Marina Silva solicita investigação para identificar e responsabilizar caçadores de onças-pintadas
Em vídeo nas redes sociais, dois animais aparecem com as cabeças decepadas ao lado de filhote sob tortura

Na última quarta-feira (29) a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, encaminhou um ofício ao Ministério da Justiça no qual solicita apuração criminal para identificar e responsabilizar caçadores de onças-pintadas. A medida ocorre após um vídeo com o registro da ação viralizar nas redes sociais. No conteúdo, dois animais estão mortos e suas cabeças são exibidas ao lado de um filhote sob tortura.
A Polícia Militar de Proteção Ambiental de Mato Grosso já investiga o vídeo, que ao todo tem onze segundos, por suspeita de que o fato tenha ocorrido no estado.
Segundo nota oficial do Meio Ambiente, um dos objetivos do pedido da ministra é realizar perícia no material para busca de autoria e materialidade. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também investiga o caso para responsabilização administrativa dos envolvidos.
Na gravação, um homem mostra a cabeça de duas onças no chão e outra que está viva com as patas amarradas. Além disso, vários cachorros aparecem em volta. Em certo momento o suspeito fala: “tem três Tião”, se referindo aos animais.
Informações sobre os criminosos podem ser enviadas de forma anônima por meio do canal de denúncias do Fala.Br, da Controladoria-Geral da União (CGU). A onça-pintada é uma espécie nativa ameaçada de extinção e a caça é proibida no país.