Metanoia: sobre o que é o livro que Flávio levou para Bolsonaro na PF?
Obra do bispo JB Carvalho prega que a pessoa deve ‘salvar a si mesmo’

O senador Flávio Bolsonaro levou o livro Metanoia – A Chave Está Em Sua Mente para o ex-presidente Jair Bolsonaro durante a visita que fez nesta terça-feira (25) à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. A obra, escrita pelo bispo JB Carvalho, ganhou destaque após ser entregue na cela da PF e traz a proposta de uma transformação profunda da mente, tema central de Metanoia, que defende que cada pessoa precisa “salvar a si mesma” antes de tentar mudar o mundo ao redor.
- Bolsonaro não recorre da condenação, e Moraes pode determinar início do cumprimento da pena
Com 208 páginas, o livro — lançado em 2018 — propõe uma mudança profunda de mentalidade. No texto de apresentação, o autor afirma que metanoia representa uma transição “de um racionalismo frio e de um pensar quadrado para uma consciência expandida”, defendendo a libertação de crenças limitantes e determinismos que impedem o crescimento individual. Um interlocutor próximo ao senador afirmou que a intenção de Flávio é ajudar Bolsonaro “nesse período inicial de maior isolamento”.
Desde que foi preso no último sábado, o ex-presidente recebeu visitas de Michelle Bolsonaro, no domingo, e dos filhos Flávio e Carlos, nesta terça-feira.
O que diz o livro
A obra de JB Carvalho prega que a verdadeira mudança começa dentro de cada pessoa e que “você não pode salvar os outros se não salvar a si mesmo”. O conceito de metanoia — mudança de mente, transformação interior e reestruturação de padrões mentais — é o ponto central do livro.
O autor aborda temas como:
- autoconhecimento;
- mentalidade positiva;
- mudança de hábitos e crenças limitantes;
- disciplina emocional;
- responsabilidade pelas próprias escolhas;
- busca por propósito e equilíbrio mental.
A ideia é que, ao reorganizar a forma de pensar e de interpretar os desafios, a pessoa pode transformar comportamentos e, assim, melhorar resultados na vida pessoal e profissional.
O livro mescla reflexões motivacionais, exercícios de introspecção, técnicas de foco e práticas para fortalecer autoconfiança e clareza emocional. Segundo editoras que publicaram a obra, o objetivo é conduzir o leitor a uma “revolução do pensamento”, partindo de dentro para fora.
- Bolsonaro alega “alucinação” por mistura de remédios durante violação de tornozeleira