Haverá mudanças na renovação de CNH? Veja resposta
Não há exigência de exames práticos ou teóricos para motoristas que estejam renovando a habilitação

A informação que circula nas redes sociais sobre mudanças nas regras de renovação da CNH a partir de 1º de janeiro de 2025 é falsa, de acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Não há exigência de exames práticos ou teóricos para motoristas que estejam renovando a habilitação. As provas estão sendo realizadas apenas para aqueles que estão passando pelo processo pela primeira vez.
A única exigência para a renovação é o exame médico, que deve ser realizado em clínicas habilitadas. A Senatran esclareceu que não houve alteração nas resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e que essas informações falsas não têm nenhuma base oficial.
Além disso, circulam informações sobre uma fiscalização mais rigorosa em relação ao uso de retrovisores danificados, com multas de R$ 195,23 e perda de cinco pontos na CNH. No entanto, também não houve nenhuma alteração na legislação de trânsito a esse respeito, e os retrovisores em condições inadequadas continuam sendo uma infração, mas sem as mudanças na lei divulgadas nas fake news.
O secretário nacional de trânsito, Adrualdo Catão, fez um vídeo esclarecendo que o governo federal não aprovou nem discutiu qualquer alteração sobre esses temas. “Não há nenhuma modificação nem planejada, ninguém precisa se preocupar”, afirmou Catão.
🚨 Alerta de Fake News: não estão previstas mudanças para a renovação da CNH a partir de 1° de janeiro de 2025, incluindo alterações para fiscalização de retrovisores dos veículos. Dê o play e confira o recado do Secretário Nacional de Trânsito, @adrualdocatao. pic.twitter.com/5YZ8HEqLWq
— Senatran (@Senatran) December 27, 2024