A Netflix é trancada regionalmente, cada país tendo seu próprio catálogo de filmes. Mesmo com a imensa variedade do serviço no Brasil, por exemplo, o nosso catálogo não é nada comparado ao dos EUA, especialmente em algumas categorias como animação, documentário e anime. Muitos usuários contornam esse bloqueio regional usando VPN, alterando seu servidor DNS, além de outros macetes possíveis com programas, sites e extensões dos próprios navegadores.
Aparentemente, a Netflix cansou da brincadeira. Segundo o Engadget, ao tentar acessar o catálogo estadunidense, usuários australianos já começaram a ser bloqueados e a receber a mensagem “Você parece estar usando um desbloqueador ou proxy. Por favor, desative estes serviços e tente novamente”. Jeito educado de dizer ‘minha rede detectou você tentando burlar minhas táticas, mas está tudo bem’. Pelo visto, o bloqueio só começou a ser testado na Austrália e apenas alguns internautas reportara o problema.
Enquanto é só uma questão de tempo até a medida se espalhar para outros países, sites como o uFlix, um dos que contornam as defesas da Netflix está “trabalhando em uma solução para contornar estas medidas e pede desculpa pela inconveniência”.