Nubank vai acabar? Entenda a nova decisão do Banco Central
Cerca de 15 a 20 instituições também serão afetados

O sistema financeiro nacional implementou uma nova regra que entrou em vigor na última sexta-feira (28/11), proibindo intituições que não operam oficialmente como bancos de usar as palavras “banco” ou “bank” em suas nomenclaturas. Isso inclui o Nubank, que possui autorização para atuar como instituição de pagamento e corretora, mas não como banco.
Segundo o Banco Central (BC), a utilização indevida dos nomes pode deduzir os clientes a uma interpretação equivocada sobre a natureza do serviço e o tipo de instituição que estão interagindo.
As instituições que não estiverem de acordo com a regulamentação devem apresentar ao BC, em até 120 dias, um plano de adequação detalhado, contendo os procedimentos e o cronograma de implementação das mudanças.
Nubank vai acabar?
Diferente do que foi espalhado na internet nos últimos dias, o Nubank não irá acabar. Em nota enviada ao ND Mais, o Nubank afirmou que a regra deve afetar apenas o nome da instituição e não os serviços prestados. A decisão não encerrará contas, cartões ou operações, mas pode obrigar o grupo a ajustar a marca ou a forma como se apresenta ao público.
Além desse, o BC estima que de 15 a 20 instituições precisem rever nomes e domínios. A lista inclui fintechs e empresas de tecnologia financeira que, nos últimos anos, passaram a usar “bank” e outros termos associados a bancos como estratégia de marketing.
*Com informações da Agência Brasil
- Autor de roubos a bancos em Goiás morre após confronto em Santa Catarina
- Pix bate novo recorde e movimenta R$ 166 bi em dia de 13º e Black Friday
- 48,6 milhões de brasileiros podem sacar R$ 9,7 bi esquecidos em bancos; veja como