Resgate

Onça cega por disparo de caçadores no Maranhão é acolhida por ONG em Goiás

Merlin foi transferido do Maranhão para o Instituto Nex, em Corumbá de Goiás

Após ficar cega em 2016, vítima de um tiro disparado por caçadores, a onça Merlin foi transferida do Maranhão para o Instituto Nex, em Corumbá de Goiás, na região central do Estado. À época do incidente, Merlin vivia em uma reserva ambiental em Pinheiro, no Maranhão. O felino foi resgatado pelos bombeiros e levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama de São Luis, onde ficou até a última quinta-feira (16), quando foi encaminhada para Goiás.

De acordo com a organização sem fins lucrativos Ampara Animal, a parceria com a ONG Nex, ajudou a organizar uma operação delicada para devolver à onça pintada uma parte do que foi tirado em 2016. “O capítulo final da história foi um sucesso: o Merlin foi transferido para um recinto novo e adaptado para ele. Os melhores e mais capacitados profissionais cuidaram de todo o processo e estão prontos para atender todas as suas necessidades especiais”.

Ainda de acordo com a Ampara, todos os custos de transporte, acomodação, veterinários, alimentação e do próprio recinto estão sob responsabilidade da organização. O transporte aéreo foi obtido por meio de uma cortesia da empresa Latam Airlines, já a outra parte dos custos foi viabilizada pela campanha #lifeprint. A ONG reitera, no entanto, que ainda é preciso custear a manutenção desse animal, vítima da crueldade humana.