Polêmica das Havaianas: Bia Kicis joga chinelo no lixo e Erika Hilton ironiza tornozeleira
“Os bolsonaristas tão cancelando as Havaianas? Será que não serve direito nos cascos deles?", escreveu Erika

A polêmica das Havaianas ganhou força nas redes sociais após a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) jogar um par de chinelos da marca no lixo. Já a também deputada Erika Hilton (PSol-SP) ironizou o uso de tornozeleira eletrônica em meio ao debate. A confusão começou depois da divulgação de um comercial de fim de ano da marca, estrelado pela atriz Fernanda Torres, que foi interpretado por bolsonaristas como uma provocação à direta.
A propaganda gerou repercussão por causa da frase dita logo no início do vídeo: “Eu não quero que você comece o ano com o pé direito”. Para parte do público, a expressão teria um duplo sentido, o que motivou críticas e pedidos de boicote à marca.
Em reação ao comercial, Bia Kicis publicou um vídeo nas redes sociais no qual aparece descartando chinelos da Havaianas no lixo. “Se as Havaianas não nos querem, nós também não queremos as Havaianas”, afirmou a parlamentar.
A atitude foi replicada por outros nomes da direita brasileira, como Eduardo Bolsonaro e Nikolas Ferreira, que passaram a incentivar um boicote à Havaianas nas redes sociais. A mobilização colocou a marca entre os assuntos mais comentados do dia.
Até o momento, a Havaianas e Fernanda Torres não se pronunciaram oficialmente sobre a controvérsia. No entanto, usuários notaram que o vídeo foi retirado do feed principal do Instagram da marca, o que aumentou ainda mais a repercussão.
“Não serve nos cascos”
A deputada Erika Hilton reagiu ao boicote com ironia. Em publicação no X, ela fez referência à tornozeleira eletrônica usada por Jair Bolsonaro em período de prisão domiciliar, ao defender a marca.
“Como assim os bolsonaristas tão cancelando até as Havaianas? Porque quem não gosta de vestir uma Havaianas, ficar bem livre e solta, sem nada preso ou apitando no tornozelo, e ir pra onde quiser sem pedir autorização pra ninguém?”, escreveu a parlamentar.
A fala de Erika Hilton foi interpretada como uma crítica direta ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e uma defesa da ideia de liberdade associada à marca. A deputada também ressaltou que o uso das Havaianas simboliza livre-arbítrio, em contraste com a realidade de quem utiliza tornozeleira eletrônica.
Como assim os bolsonaristas tão cancelando até as Havaianas?
— ERIKA HILTON (@ErikakHilton) December 22, 2025
Será que não serve direito nos cascos deles?
Porque quem não gosta de vestir uma Havaianas, ficar bem livre e solta, sem nada preso ou apitando no tornozelo e ir pra onde quiser sem pedir autorização pra ninguém? pic.twitter.com/icUdCdNMTB
Bolsonaristas criticam Havan por patrocinar programas do SBT
A presença de Lula e Alexandre de Moraes na inauguração do SBT News provocou reação imediata entre apoiadores do ex-presidente preso Jair Bolsonaro. Revoltados, diversos bolsonaristas estão criticando a Havan por continuar a investir em programas da emissora, iniciando uma campanha nas redes sociais e grupos de WhatsApp para pressionar a empresa a se afastar do SBT. Continue lendo…