SAÚDE

Porcos podem transmitir a seres humanos superbactérias resistentes a antibióticos, revela estudo

Cientistas descobriram evidências de que algumas versões de superbactérias podem se espalhar de porcos para…

Cientistas descobriram evidências de que algumas versões de superbactérias podem se espalhar de porcos para humanos. A descoberta reforça os temores de que o uso intensivo de antibióticos em fazendas esteja levando à disseminação de micróbios resistentes a eles. Os pesquisadores centraram o estudo na superbactéria Clostridioides difficile, que é considerada uma das maiores ameaças de resistência a antibióticos do mundo.

Semeh Bejaoui e Dorte Frees, da Universidade de Copenhagen, e Soren Persson, do Statens Serum Institute da Dinamarca, autores do estudo, apresentaram o material no Congresso Europeu de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas, em Lisboa, neste domingo.

— A nossa descoberta indica que o C difficile é um reservatório de genes de resistência antimicrobiana que podem ser trocados entre animais e humanos. Esta descoberta alarmante sugere que a resistência aos antibióticos pode se espalhar mais amplamente do que se pensava anteriormente e confirma os elos na cadeia de resistência que leva de animais de fazenda a humanos — disse Bejaoui ao “The Guardian“.

O Clostridioides difficile infecta o intestino humano e é resistente a quase todos os antibióticos em uso atualmente — com a exceção de três deles. Algumas cepas contêm genes que lhes permitem produzir toxinas que podem desencadear inflamação intestinal e diarreia, com risco de morte para idosos e pacientes hospitalizados..