COVID

Portaria determina novas regras para eventos em Aparecida de Goiânia

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia publicou uma nova portaria que atualiza as regras para…

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia publicou uma nova portaria que atualiza as regras para a realização de eventos no município. Está proibida a realização de caminhadas e a distribuição de material gráfico, como santinhos, bandeiras, banners e similares, em locais abertos ou de grande fluxo de pessoas. Além disso, a portaria determina o cumprimento do distanciamento social mínimo e a proibição de contato físico.

De acordo com o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus, as medidas têm como objetivo prevenir a disseminação da Covid-19.

Estão liberadas reuniões na modalidade drive-in desde que os participantes permaneçam dentro dos carros durante todo evento, mantendo ações preventivas como uso de máscara e higienização das mãos com álcool gel.

Nas carreatas, a lotação permitida de cada veículo é de quatro pessoas. Na cabine dos trios-elétricos ficam permitidos apenas o condutor do veículo. Na carroceria, até quatro pessoas, evitando a aglomeração no espaço reduzido.

A panfletagem deve ser feita pelos Correios ou então em reuniões fechadas pois, segundo o comitê, é possível ter um ambiente mais controlado nessas reuniões.

Segundo o presidente do Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus e secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, o objetivo é uma campanha segura para todos os envolvidos. “Estamos readequando portaria outrora publicada com regras específicas para eventos. Candidatos, militantes e eleitores devem cumprir essas determinações” diz.

A portaria autoriza ainda a retomada de atividades de recreação e lazer, como jogos eletrônicos e boliches, desde que sejam cumpridas as normas sanitárias vigentes e os estabelecimentos obedecem a capacidade de lotação de 30%. Nesses estabelecimentos, fica vedada a presença de menores de doze anos.

De acordo com o painel da Covid-19, Aparecida de Goiânia possui 37.685 casos confirmados, sendo 538 ativos, 502 mortes e 36.644 recuperados.