REGIÃO

Prefeitos do Entorno do DF falam sobre desafios do próximo governador na região

Saiba o que eles esperam para saúde, geração de empregos, educação e segurança

O Entorno do Distrito Federal (DF) é composto por 20 cidades: Águas Lindas de Goiás, Luziânia, Valparaíso de Goiás, Formosa, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Cidade Ocidental, Cristalina, Padre Bernardo, Alexânia, Pirenópolis, Cocalzinho de Goiás, Abadiânia, Corumbá de Goiás, Cabeceiras, Vila Boa, Vila Propício, Água Fria de Goiás, Mimoso de Goiás. O Mais Goiás procurou alguns prefeitos e questionou sobre os desafios que o próximo gestor estadual teria diante de alguns eixos. Confira as respostas a seguir:

Qual o principal desafio do próximo governador nas seguintes áreas em relação ao entorno do DF: 1) saúde, 2) geração de empregos, 3) educação e 4) segurança?

Fábio Correa (PP) – Cidade Ocidental

“Já está bem definido o que foi iniciado com Marconi, mas não foi consolidado. Precisamos de um Hospital de Urgência do Entorno, que estrategicamente deveria ser na BR 040 com a aproximação de Valparaíso, Cidade Ocidental, Luziânia e Cristalina. Só para urgências e emergências. Na geração de emprego, cada cidade tem sua característica. O agro envolve bem Luziânia e Cristalina. Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental e outros é prestação de serviço. Precisamos de polos de abastecimento. Também precisamos de energia e a concessionária está capenga. Precisamos de garantia de energia para gerar mais empregos. Outro ponto é um péssimo serviço da Saneago. Agora com o marco regulatório deve ser possível mudar as empresas e ter um atendimento melhor. Em segurança, vemos uma melhoria muito grande. Na minha cidade temos banco de horas da PM e Polícia Civil, mas precisamos intensificar o número de policiais, realizar concurso público. Para aumentar o efetivo. E ainda: cada município deve fazer formação de praças em parceria com os municípios. O batalhão rural não tem funcionado, então cada município precisa ter o seu. Todos deveria ter, também, sua guarda municipal rural.

Já na educação, o mais rápido possível, precisamos de novas salas de aula. Eu estou fazendo novas para mim. Mas minha cidade é deficitária. Preciso de mais duas, três do Estado. Valparaíso deve precisar de umas seis… Precisa arrumar espaço para novos alunos, rápido. Criar possibilidade, ou alugar prédio. Eu terei condição de ajudar. Mas mobilidade é nosso grande ‘pepino’.  Precisamos de integrar o DF com o Entorno. Precisamos de transporte público municipal integrado para levar até o VLP pagando uma só passagem. É necessário a participação dos governos do Estado, DF e municípios. Cada cidade deve munir com os dados de passageiros. Além disso, precisamos de um plano para fazer calçadas e ciclofaixas para o transbordo do transporte, e bicicletários nos pontos. Termos uma ferrovia, mudar trilhos e fazer de alta velocidade…”

Carlinhos do Mangão (PL) – Novo Gama

“Na geração de emprego, precisamos que o governo crie polos industriais, atraia empresas para as cidades do entorno. Na saúde deve dar continuidade no trabalho atual de regionalização. Segurança já melhorou muito, mas é importante continuar. Na educação também melhorou, dar a continuidade, mas fazer a ampliação de colégios militares e construção de novos colégios. Mas o nosso principal problema é transporte público, é o principal gargalo no entorno, que precisa melhorar. O saneamento, a infraestrutura também precisa melhor.”

Diego Sorgatto (União Brasil) – Luziânia

“Principal desafio na área da saúde é continuar ampliando a interiorização, fazendo a saúde chegar perto das pessoas. No Entorno tivemos a ampliação do hospital de Formosa, a estadualização do Hospital de Luziânia. O desafio é ampliar essa rede de atendimento para que o atendimento melhore cada vez mais para a nossa população.

Na geração de emprego, é o mesmo desafio de todo o Estado. Buscar novas atrações de investimentos, aliados aos incentivos fiscais que já temos. O desejo de todos os prefeitos do Entorno é fazer com que essa atração de novos investimentos seja segmentada, e que seja implementada uma boa parcela no Entorno, que é uma região carente e que precisa de atenção.

A educação foi uma pasta de sucesso do Governo do Estado, avançou muito com reformas de escolas, novos laboratórios, enfim, é seguir na mesma linha, investindo para ampliar e melhorar cada vez mais o ensino na sala de aula. Já na segurança pública, principalmente no Entorno, foi um avanço muito grande nesses últimos anos. O desafio nos próximos anos é o de aumentar o efetivo policial. O governador anunciou que, com as contas em dia, pode fazer concurso na área da segurança, e é exatamente isso que a gente espera. Com um maior número de policial, consequentemente teremos ainda mais segurança para os nossos moradores.”

Delegado Cristiomario (União Brasil)

“Regionalizar a saúde ou fortalecer os serviços oferecidos pela prefeitura, o primeiro atendimento, para tirar a pressão do DF. Em relação a geração de empregos, o Estado precisa de uma visão melhor do entorno. Os governos olham a região, sul e outras e esquecem de atrair as empresas para o entorno. Estamos próximos de saídas para Bahia, Minas Gerais, seria interessante para qualquer empresa. Precisamos de projetos para fixar mais indústrias. As pessoas dependem do DF. É preciso compensar o prejuízo dos últimos anos. Na educação, admito que houve uma melhora na estadual, das estruturas, salários, chromebook… Então é fortalecer o que foi feito. Continuar a valorizar o servidor. Da mesma forma, houve melhora na segurança. O que precisamos, nesse caso, é aumentaro efetivo e fortalecer a patrulha rural. No último governo, tivemos a criação, mas está muito aquém da quantidade de pessoal. Como delegado, acredito que o principal é descentralizar o batalhão, que hoje está só em Formosa.

Mas nossa principal demanda é no transporte. Mas o mais importante dos gargalos é o transporte. A população sofre com as empresas e nem o DF e nem Goiás assume.”