Racismo

Professor da Unesp sofre racismo e é esfaqueado, em Bauru

Um professor universitário foi esfaqueado com um canivete depois de sofrer racismo na última quarta-feira…

Um professor universitário foi esfaqueado com um canivete depois de sofrer racismo na última quarta-feira (20), em Bauru, interior de São Paulo. Juarez Xavier é professor do curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ele teve ferimentos superficiais, foi atendido por médicos e já recebeu alta, segundo a Polícia Militar (PM).

O acontecimento foi relatado na página no Facebook do professor. “Fui chamado de macaco. Reagi, fui esfaqueado!”, escreveu. O agressor foi detido.

Xavier estava fazendo uma caminhada na Avenida Nações Unidas quando um homem começou a chamá-lo de “macaco”. Quando foi tirar satisfação, ele foi derrubado e apunhalado com UM canivete. O professor teve ferimentos no ombro e tórax. Ele foi encaminhado por pessoas que estavam no local da agressão para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Lá teve os ferimentos suturados e em seguida foi liberado.

O agressor será indiciado por injúria racial e também lesão corporal. Em 2015, Juarez foi vítima de racismo dentro da Unesp. Foram encontradas pichações em um banheiro que o chamavam de “macaco” e ofendiam também alunas negras.

*Com informações dos sites IstoÉ e Revista Forum