Projeto brasileiro de educação nos canteiros de obras conquista prêmio em Cannes
O programa brasileiro de educação "Escola Nota 10" recebeu a premiação do Leão de Bronze, na categoria Corporate Purpose – Social Responsibility

O programa brasileiro de educação “Escola Nota 10” recebeu a premiação do Leão de Bronze, na categoria Corporate Purpose – Social Responsibility, no Cannes Lions 2025, festival realizado anualmente na França. O projeto acelera o processo de aprendizagem dos trabalhadores durante o expediente, em ciclos que duram dois meses. A premiação ocorre em um contexto onde 9 milhões de brasileiros com 15 anos ou mais ainda são analfabetos, de acordo com a PNAD Contínua Educação 2024, sendo 56,2% deles com 60 anos ou mais.
A iniciativa alfabetiza trabalhadores da construção civil em canteiros de obras, com aulas de português e matemática para adultos. Desde o início do programa, em 2011, já se formaram mais de 5 mil alunos em 20 estados brasileiros e Distrito Federal. Atualmente são 34 escolas ativas, com meta para 47 até o fim de 2025.
O objetivo do programa é ajudá-los a dar um primeiro passo no desenvolvimento estudantil. Somente este ano, 155 alunos da Escola Nota 10 estão inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), uma prova do governo federal aos jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada.
O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002, é direcionado aos jovens e adultos residentes no Brasil ou no exterior que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.
As provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor, para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. São aplicadas em um único dia, nos turnos matutino e vespertino. O Exame é composto por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de Redação.
*Informações do portal CNN