Canto da Primavera, em Pirenópolis, abre inscrições para oficinas de música

Canto da Primavera oferecerá oficinas de violão/guitarra, contra baixo elétrico, percussão e bateria para a população

oficinas do Canto da Primavera estão com inscrições abertas
(Foto: Divulgação - Secult GO)

Pensando em desenvolver uma nova habilidade? Que tal participar das oficinas do Canto da Primavera? As inscrições já estão abertas e os interessados tem até o dia 29/11 (segunda-feira) para preencher o formulário (clique aqui para acessar) e garantir uma vaga.

Durante o evento em Pirenópolis, serão ofertados cursos de percussão, bateria, violão, guitarra e contra baixo elétrico, abertos para todos que quiserem participar, independente do nível de experiência com o instrumento.

No entanto, devido a quantidade de vagas, é preciso informar seu nível de habilidade durante o preenchimento do formulário, o que facilitará para que os professores entendam sobre o conhecimento prévio das turmas, e montem um cronograma mais próximo da realidade de todos.

As aulas serão realizadas entre os dias 1 e 4 de dezembro, das 9 às 12 horas, e 14h30 às 17h30, e integram a programação do 20º Canto da Primavera 2021 – Mostra de Música de Pirenópolis, que após 2 anos de pausa, volta a acontecer na charmosa cidade.

Os professores responsáveis pelas oficinas do Canto da Primavera, foram selecionados por meio do Edital de Seleção de Atrações Artísticas – Concurso nº 22/2021, a partir da comprovação de notoriedade e relevância em sua área.

Confira os detalhes sobre as oficinas do Canto da Primavera 2021

Percussão afro: Ritmos – Ijexá, Agueré e Oguele

Com o objetivo de fomentar a cultura afro-brasileira, Alexandre da Silva criou, em 2018, o Projeto Mógbà Alexandre, que desde então tem realizado atividades itinerantes sobre ritmos afro-descendente e ensinamento de percussão, cânticos e danças afro-culturais

Durante o curso, os participantes aprenderão sobre as técnicas básicas da percussão, como Rio – Fingue – Open – Islep,  Tapa e Ketu – Bese – Abafado; Ritmos Ijexá; variações de agogô, entre outros.

Oficina de bateria

Os interessados irão aprender sobre fundamentação teórica e histórica dos principais aspectos construtivos do instrumento, estudo dos principais tipos de toques, técnicas de posturas, memória muscular, entre outros.

Ela é oferecida pelo músico Vini Lima, graduado em música/bateria pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e que já participou de diversas atividades, entre elas o da Escola de Música e Artes Cênicas do estado de Goiás e da TheDrumSetCoach (da Berklee University).

oficinas do Canto da Primavera estão com inscrições abertas

A última edição do Canto da Primavera foi realizada em 2018 (Foto: Divulgação – site do festival)

Violão e guitarra

Uma das oficinas do Canto da Primavera mais concorridas, será ministrada pelo mestre Fabiano Chagas, que abordará os standards de música brasileira (Bossa, Samba, Baião, Frevo, Choro, música regional, etc); acompanhamento (levadas de mão direita em ritmos brasileiros); improvisação (escalas, modos, arpejos, fraseado); harmonia (formação de acordes, centro tonal, rearmonização, tensões, extensões etc); standards de Jazz (Medium swing, Up Tempo, Ballad, Waltz, Modal, etc) e percepção musical (ouvindo acordes e progressões harmônicas).

Contra baixo elétrico

Os participantes irão aprender com o músico Rafael Gomes, sobre timbres possíveis em diferentes contrabaixos elétricos e sintetizador; harmonia musical; a relação ritmo-harmonia e a estruturação
do baixo dentro do arranjo; ritmos brasileiros e latino americanos, entre outros.

Rafael é multi-instrumentista, produtor musical e produtor cultural. Ele já participou de diversas bandas e projetos musicais, como Franscisco, el Hombre, La Gomeria Cumbia Ltda, João e os Poetas de Cabelo.

Serviço

Inscrições para oficinas do Canto da Primavera

Quando: inscrições até 29/11 (segunda-feira)

Realização: aulas de 1 a 4 de dezembro

Onde: Pirenópolis

Horários: das 9 às 12 horas, e 14h30 às 17h30

Mais informações: site do evento

Leia também: