Casos de Covid sobem 66% em Senador Canedo após festa de aniversário da cidade

Na semana seguinte ao fim da celebração, 1.209 casos positivos de coronavírus foram registrados na cidade

A cidade de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia, registrou um aumento de 66% nos casos de Covid-19 após a celebração do aniversário do município. A festa aconteceu do dia 31 de maio ao dia 5 de junho e reuniu 150 mil pessoas, em shows e um tradicional rodeio. Na semana seguinte ao fim da celebração, 1.209 casos positivos de coronavírus foram registrados na cidade.
Casos de Covid sobem 66% em Senador Canedo após festa de aniversário da cidade (Foto: Jucimar de Sousa - Mais Goiás)

A cidade de Senador Canedo, na região metropolitana de Goiânia, registrou aumento de 66% nos casos de Covid-19 após a celebração do aniversário do município. A festa aconteceu do dia 31 de maio ao dia cinco de junho e reuniu 150 mil pessoas, em shows e um tradicional rodeio. Na semana seguinte ao fim da celebração, 1.209 casos positivos de coronavírus foram registrados na cidade.

Dados do painel Covid-19 da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) indicam que o aumento de casos de Covid em Senador Canedo começou na semana do dia 8 de maio, com 103 positivos. Depois disso, a quantidade de contaminações cresceu ainda mais.

Do dia 5 de junho e segue até o dia 11, casos envolvendo a festa de aniversário do município já poderiam ser notados pelos órgãos de saúde (Fonte: Secretaria Estadual de Saúde de Goiás)

Vale lembrar que os testes tendem a dar positivo entre três e cinco dias após o contato com o vírus. Portanto, do dia 5 de junho e segue até o dia 11, casos envolvendo a festa de aniversário do município já poderiam ser notados pelos órgãos de saúde. Na semana citada, Senador Canedo teve 1.209 casos positivos. Na semana seguinte, quantidade de contaminações voltou a cair, chegando a 734 infectados.

Na semana seguinte à festa, a quantidade de contaminações voltou a cair, chegando a 734 infectados. (Fonte: Secretaria Estadual de Saúde de Goiás)

Conforme o boletim epidemiológico da SMS de Senador Canedo, atualmente, 11 pacientes estão internados nas unidades de saúde da cidade. De 6 a 20 de junho, 2.070 novos casos da doença foram registrados pelo município.

Prefeitura garante monitoramento de casos de Covid

Por meio de nota, a prefeitura de Senador Canedo afirmou que o município monitora diariamente o aumento do número de casos da Covid-19. Contudo, alega que o aumento de casos aconteceu em todo o Estado, devido à flexibilização das medidas sanitárias como: uso de máscaras, isolamento e distanciamento social.

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade não informou a quantidade de testes realizados no período que sucedeu à festa da cidade, mas disse que no dia 10 de junho acionou o comitê de enfrentamento à Covid-19. Na ocasião, ficou acordada a deliberação de um novo decreto com novas recomendações, como: uso obrigatório de máscaras nas instituições de ensino públicas e privadas e nos órgãos públicos municipais.

A pasta diz ainda que realizou mutirão de testagem dos cidadãos assintomáticos e realiza diariamente a testagem dos pacientes que apresentam sintomas. “A prefeitura continua monitorando o aumento e a gravidade dos casos positivos, e caso haja a necessidade, novas medidas podem ser adotadas”, pontua a nota.