Centro Cultural Octo Marques sedia exposição ‘Tubo de Ensaio 2’, até janeiro do ano que vem

A exposição ficará disponível na Galeria Frei Confaloni, dentro do Centro Cultural, até 14 de janeiro

Centro Cultural Octo Marques sedia exposição Tubo de Ensaio 2, até janeiro do ano que vem
Algumas obras que poderão ser vistas na exposição (Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (5/11), o Centro Cultural Octo Marques passa a sediar a exposição “Tubo de Ensaio 2”, um trabalho desenvolvido pelo professor e artista plástico Luiz Mauro, em conjunto com outros 9 jovens artistas, por meio do projeto “Residência Artística Ateliê Livre”.

Com acesso gratuito, a mostra ficará presente na sobreloja do Edifício Parthenon Center, na Galeria Frei Confaloni, que fica dentro do Centro Cultural. O público interessado poderá fazer visitas até o dia 14 de janeiro de 2022, a partir das 10h da manhã.

Em “Tubo de Ensaio 2”, estão presentes obras em diversas expressões artísticas, como pinturas, fotografias, desenhos, vídeos, performances, instalações e muito mais.

Os visitantes terão acesso a um trabalho que levou cerca de 2 anos para ser concluído, elaborado em meio a vários estudos e pesquisas dos artistas participantes do projeto.

De acordo com Luiz Mauro, que junto ao artista Adriano Braga, também faz parte da curadoria da mostra: “Os percursos de investigações traçados pelos integrantes estão ligados a questões do nosso tempo, privilegiando o debate sobre a arte na atualidade, trazendo reflexões formais, simbólicas e poéticas”, escreve.

Ali, estarão presentes obras dos artistas Âmbar, Adriano Braga, Marú, Bianca Rezende, Gabriela Chaves, Matheus Martins, Tatiana Susano, Daniela Marques e Walter Pimentel.

Exposição “Tubo de Ensaio 2” é resultado de vários experimentos

Centro Cultural Octo Marques sedia exposição Tubo de Ensaio 2, até janeiro do ano que vem

A exposição fica disponível até 14/01 (Foto: Divulgação)

A Residência, que teve início há quase 2 anos, em primeiro momento acontecia apenas de forma presencial, mas por conta da pandemia, precisou ser levada para o ambiente virtual.

Os artistas participantes passaram por acompanhamento especializado para a elaboração e execução das obras, sempre realizando novos estudos e colocando novas técnicas em prática.

Mesmo com o desafio do formato remoto, os encontros seguiram o cronograma semanal, onde se juntavam para discutir sobre novos estilos e expressões, mas sempre mantendo os interesses particulares de cada artista na execução dos trabalhos individuais.

“Por meio de uma metodologia que envolvia uma escuta sensível e trocas, o grupo testou os mais variados procedimentos e suportes”, comentam os curadores da exposição “Tubo de Ensaio 2”.

Assim, o público que visitar a mostra poderá contar com obras que falam sobre os mais diversos temas, abordando questões relacionadas ao corpo, à cidade, ao meio ambiente, à arquitetura, ao sagrado, bem como várias outras reflexões expostas.

“A exposição se propõe por tudo isso como um Laboratório, espaço de pesquisas e experimentações de procedimentos conceituais, estéticos e práticos, finalizam Luiz Mauro e Adriano Braga.

Serviço

Exposição “Tubo de Ensaio 2”

Quando: 5/11/2021 a 14/1/2022

Onde: Galeria Frei Confaloni, Centro Cultural Octo Marques, sobreloja do Edifício Parthenon Center

Horário: a partir das 10h

Acesso: gratuito

Leia também: