Centro Cultural Oscar Niemeyer planta 200 mudas de ipê para colorir o espaço

As mudas foram plantadas no estacionamento do Centro Cultural Osccar Niemeyer

Centro Cultural Oscar Niemeyer ganha mudas de ipê para embelezar seu espaço
Centro Cultural Oscar Niemeyer ganha ipês para embelezar seu espaço (Foto: Divulgação)

Para deixar o espaço ainda mais bonito e colorido, o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) acaba de ganhar 200 mudas de ipês. As árvores, que são típicas do Cerrado, foram plantadas no estacionamento do lugar e algumas já começam a florir.

As mudas foram doadas ao diretor do CCON, Rubens Artero, para que fossem utilizadas em um projeto, e duas centenas delas acabaram sendo destinadas para o próprio espaço.

Plantadas aos poucos pelos próprios funcionários, estão ao lado das poucas palmeiras que já existiam por ali, que também arborizam um pequeno parque aos fundos.

Mudas de ipê embelezam o Centro Cultural Oscar Niemeyer

Segundo o diretor: “em nosso entendimento, o Oscar Niemeyer é um dos lugares mais bonitos do Estado, em termos de arquitetura. Agora, imagina isso aqui com 200, 250 árvores de ipê, todas floridas? Vai ser uma coisa linda!“, comemora.

Eu não entendia porque  havia um espaço tão bonito desse, desolado, sem ter um abrigo, porque a planta é um abrigo. Eu achava tudo lindo, mas o sol batendo a pino… E, a partir da doação das mudas, surgiu essa ideia“, comenta ainda.

O diretor ressalta que, embora as mudas de ipê ainda sejam pequenas, já conseguem dar novos ares ao Centro Cultural Oscar Niemeyer. Agora, basta esperar que cresçam. Daqui a 10 anos, o espaço estará muito mais bonito.

Rubens Artero finaliza dizendo que decidiu plantá-las porque são lindas e ainda representam muito bem o povo goiano e, especialmente, o goianiense.

Acho que é a árvore mais bonita que a gente tem, florida ela mostra muito o traço goiano, porque é aquela planta que aguenta o sol, pode perder tudo, mas ela está lá firme, viva! E floresce quando tudo está seco”, finaliza.

Sobre o ipê

A florada dos ipês tem início no mês de junho e dura até o final de agosto. A planta, reconhecida pela qualidade da madeira, é característica do Cerrado. A árvore é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas.

É importante lembrar que, como é época de seca, a vegetação que acaba de ser colocada na terra precisa ser regada todos os dias pela manhã, bem cedo.

E os servidores fazem também, diariamente, um trabalho de combate às formigas. O esforço começa a surtir efeito: as mudas já estão florindo.

Leia também: