Cervejaria de Goiânia participa de ação para divulgar estilos da escola inglesa
A Cervejaria Lupulina é representante de Goiás, atuando junto a outras 59 cervejarias e brewpubs do país

No dia 8 de setembro, 60 cervejarias e brewpubs brasileiros, incluindo uma cervejaria de Goiânia, participam do lançamento ou relançamento simultâneo para divulgar cervejas da Escola Inglesa.
Este será o maior lançamento do tipo já feito no país, com rótulos dos estilos Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter.
Será possível contar com marcas que estão incluindo os estilos de forma inédita em seus portfólios, e outras que estão relançando seus produtos. Para a ocasião, todas elas terão uma identidade visual padronizada.
A ação, intitulada “Bitter Day“, foi desenvolvida pelo “Movimento Toda Cerveja”, que tem o objetivo de disseminar os estilos desenvolvidos pela Escola Inglesa, apresentando novos sabores e experiências sensoriais para o público.
Cervejaria de Goiânia representa estado de Goiás no Bitter Day

A ação acontecerá de forma simultânea em todas as 60 cervejarias e brewpubs participantes (Foto: Divulgação)
Para Daniel Jeffmann, que é cervejeiro da Fat Bull Beer e que também contribuiu na idealização do evento, as Bitters são cervejas que combinam bastante com o clima brasileiro.
“São estilos refrescantes, saborosos e levemente amargos, que convergem com os momentos e o hábito de consumo local“, comenta.
Embora ainda não sejam tão difundidos no país, os estilos costumam cativar o paladar brasileiro.
Jeffman completa dizendo que o objetivo do Bitter Day é mostrar essa possibilidade para o consumidor, que por desconhecimento ou receio, acaba deixando de experimentar tais estilos.
E entre os 60 participantes de todo o Brasil, a cervejaria de Goiânia que representará o estado na ação é a Cervejaria Dona Lupulina (@donalupulina), que tem fabricação própria e conta com bar na cidade.
Para Janderson Martini, da Old Captain, a adesão das cervejarias e brewpubs do país, mostra que é possível levar inovação e novas experiências para o público.
É uma forma de incentivar o conhecimento de estilos que vão além do Pilsen e IPA, que hoje lideram o mercado. Assim, esta primeira ação mostra que é do desejo de muitos apresentar as cervejas da Escola Inglesa.
Detalhes sobre os estilos

O objetivo é popularizar as cervejas Bitter no Brasil (Foto: Divulgação)
Os lançamentos ou relançamentos estão enquadrados nos estilos Ordinary Bitter, Best Bitter ou Strong Special Bitter.
No geral, são cervejas de alta fermentação, que compartilham como principal característica, a cor levemente acobreada, além da adição de lúpulos ingleses. São bebidas saborosas e super refrescantes.
Já no que tange a diferença entre os estilos, é possível citar a graduação do teor alcoólico, amargor e cor, de acordo com o guia de cada uma.
A mais leve delas é a Ordinary Bitter, que pode ter até 3,8% de teor alcoólico, e de 25 a 35 IBUs (escala internacional de amargor, que vai de 0 a 120).
Já a Best Bitter, que também pode ser chamada de Special Bitter, pode ter até 4,6% de teor alcoólico, e amargor que varia de 25 a 40 IBUs.
E a última delas, a Strong Bitter, também chamada de Extra Special Bitter, apresenta teor alcoólico que pode chegar a 6,2%, e índice de 30 a 50 IBUs.
Leia também: