Cia Catavento estreia o espetáculo ‘Hi.a.to’ e a Mostra NUFAAC, com programação gratuita

A programação acontece entre 29/11 e 3/12, com espetáculos presenciais no Teatro SESI, Teatro Goiânia e na sede da companhia

O espetáculo
O espetáculo "Hi.a.to" será apresentado nos dias 29 e 30/11, no Teatro SESI, com entrada gratuita (Foto: Divulgação)

O ano de 2021 está chegando ao fim, mas antes que suas cortinas se fechem, a Cia Catavento, que é uma companhia circense goiana, ainda tem muito para apresentar ao público. Entre os dias 29 de novembro a 3 de dezembro, o grupo estreia o espetáculo “Hi.a.to”, e apresenta a 2ª Mostra do Núcleo de Formação Ampliada para o Artista de Circo (NUFAAC).

O espetáculo, que acontece nos dias 29 e 30/11, às 20h, leva para o palco do Teatro SESI, trapézios, tecidos e passeio aéreo, com uma trilha sonora autoral que fala sobre os riscos e segurança, em uma apresentação envolvente e cheia de movimento.

Já a 2ª Mostra NUFAAC tem início no dia seguinte (1/12), com apresentações individuais e encerramento coletivo, comandadas pelos seis artistas circenses formados neste ano pelo projeto. No dia, o espetáculo será apresentado no Teatro Goiânia, às 20h.

No dia 3/12, os artistas se juntam na sede da Cia Catavento (Setor Bela Vista) para a peça de encerramento, que acontece a partir das 20h30. A programação durante todos os dias de evento é completamente gratuita e aberta para o público.

Sobre o espetáculo “Hi.a.to”, estreia da Cia Catavento

O espetáculo "Hi.a.to", da Cia Catavento, será apresentado nos dias 29 e 30/11, no Teatro SESI, com entrada gratuita

O espetáculo aborda a dualidade de sentimentos, entre estabilidade e instabilidade (Foto: Divulgação)

Na língua portuguesa, um hiato é definido pelo encontro de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes; que estão juntas, mas separadas ao mesmo tempo. E foi justamente esse conceito que deu origem ao espetáculo, que aborda uma dualidade de sentimentos, com  base na instabilidade e estabilidade.

Assim, o enredo se pauta no encontro entre duas pessoas que experimentam essa linha tênue, baseada no equilíbrio e desequilíbrio, explorando todas as possibilidades da relação, mas sem romper nenhum dos lados.

Durante o espetáculo “Hi.a.to”, o público poderá acompanhar números de trapézio, tecido e passeio aéreo, elaborados com muita técnica circense durante as acrobacias, com um trilha que contribui para uma experiência estética e sensorial rica.

Segundo Felipe Nicknig, diretor da Cia Catavento, as expectativas para a estreia do espetáculo são boas, e comenta ainda que o ano de 2022 já reserva boas perspectivas.

“já estamos confirmados num festival com este trabalho, e é praticamente certo uma circulação nacional. Em 2022 a Catavento Companhia Circense deve realizar seu primeiro festival de circo e estrear um espetáculo de circo infantil”, comenta.

2ª Mostra NUFAAC

O projeto NUFAAC acaba de encerrar mais uma edição, que formou seis artistas circenses ao longo do ano, o que é motivo de muita alegria para a Cia Catavento, já que tudo aconteceu em um contexto pandêmico.

Caroll Marafigo, Marcio Sá, Thaís Fernandes, Izabella Tavares, Douglas Cartagena, Isabella Medeiros foram os artistas contemplados por nesta edição.

E para mostrar o resultado de longos 11 meses de trabalho, os então alunos, agora formados, apresentarão, no dia 1º de dezembro, números individuais desenvolvidos a partir de criações próprias, resultado do que aprenderam durante o período.

No dia 3 de dezembro, eles se juntam e apresentam a habilidade em reunir talentos, durante um espetáculo coletivo.

Segundo Isabella Medeiros, “foi bem interessante participar desse processo. Ampliou o meu pensamento sobre construção de espetáculo, sobretudo porque foi uma mostra criada em um espaço de tempo muito curto e que resultou num enredo bem completo”, comenta.

Workshop

Como parte da programação da estreia de “hi.a.to”, Felipe Nicknig também oferecerá um workshop de criação, dia 2 de dezembro, às 8h.

A programação do NUFAAC contempla ainda um seminário de formação, dia 3 de dezembro, às 9h. As atividades, que acontecerão na sede da Catavento no Setor Bela Vista, são gratuitas e abertas ao público.

Os interessados devem enviar e-mail para [email protected]. O NUFAAC tem apoio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás. Já a estreia de hi.a.to tem o apoio da lei municipal de incentivo à cultura.

Serviço

Cia Catavento apresenta programação gratuita até o início de dezembro

Estreia de “Hiato”, direção de Felipe Nicknig

Quando: 29 e 30 de novembro

Horário: 20h

Onde: Teatro Sesi, Av. João Leite, 1013, St. Santa Genoveva

Entrada Gratuita

2ª Mostra NUFAAC

Apresentações individuais –

Caroll Marafigo, Marcio Sá, Thaís Fernandes, Izabella Tavares, Douglas Cartagena, Isabella Medeiros

Quando: 1º de dezembro

Horário: 20h

Onde: Teatro Goiânia

Entrada gratuita

Workshop Criação no Circo

Quando: 2 de dezembro

Horário: 9h

Ondde: Sede da Catavento, Rua S4, 916. Quadra S9-A, lote 16. Setor Bela Vista.

Entrada gratuita

Seminário de Formação

Quando: 3 de dezembro

Horário: 8h30

Onde: Sede da Catavento, Rua S4, 916. Quadra S9-A, lote 16. Setor Bela Vista.

Entrada gratuita

Espetáculo de encerramento do NUFAAC

Quando: 3 de dezembro

Horário: 20h30

Onde: Sede da Catavento, Rua S4, 916. Quadra S9-A, lote 16. Setor Bela Vista.

Entrada gratuita

Leia também: