PANDEMIA

A cada 100 contaminados surgem 88 novos casos de Covid, em Aparecida

Medida é estimada pelo índice R, que indica a capacidade de transmissão da infecção a partir de testagens

A cada 100 pessoas contaminadas com Covid-19 em Aparecida, podem surgir 88 novos casos. A medida é estimada pelo índice R, que indica a capacidade de transmissão da Covid-19. Atualmente a taxa está em 0,88. O índice é calculado pela Administração Municipal conforme parâmetros do Imperial College de Londres, Inglaterra.

A taxa é um dos oito indicadores adotados pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida (COE) para avaliar a evolução da epidemia na cidade.

Em reunião na tarde da última sexta-feira (16), o COE o avaliou o quadro epidemiológico do município, com base na matriz de risco elaborada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os dados apresentados revelam que recuo da infecção.

No entanto, o Mais Goiás noticiou que a curva da média móvel de óbitos e novos casos de Covid-19 no município não está apresentando recuo, mas tende à estabilidade.

O secretário de saúde do município, Alessandro Magalhães, que também preside o COE, afirma que o indicador R em Aparecida é calculado com base na testagem. A Administração Municipal realiza cerca de 1,5 mil testes por dia, por agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou postos drive-thru. Na última semana, a testagem atingiu a marca de 250 mil exames.