CRIME EM 2006

Acusado de ajudar matar vereador na frente da filha em Turvelândia é condenado a 12 anos de prisão

Em 2006, o então vereador Odaelson Araújo da Silva foi morto a tiros na frente da filha

O acusado de ajudar matar o então vereador Odaelson Araújo da Silva foi condenado a 12 anos de prisão. O crime ocorreu em 2006, e, segundo consta nos autos, o condenado Francisco Geraldo Bernardo foi o responsável por planejar a dinâmica e a logística do homicídio. Em junho de 2023, o ex-prefeito de Turvelândia, Rui César Mendonça, foi condenado por ser o mandante do assassinato.

Conforme apontam os autos, o crime foi motivado por política. O vereador Odaelson foi assassinado a tiros na porta de casa. O homicídio aconteceu na frente de uma criança de 6 anos, filha da vítima.

De acordo com o Ministério Público, o sentenciado Francisco Geraldo confessou a participação no crime. Além disso, outros executores apontaram o nome dele como envolvido. Ainda segundo o órgão, documentos e quebra de sigilo telefônico demonstram a ligação dele com o assassinato. O homem teria adquirido armas, moto e munições usadas para matar o político.

Apesar da acusação, a defesa de Francisco disse que ele não tem nenhuma participação. A defesa afirma, também, que vai recorrer da decisão.

Ao todo, nove pessoas foram presas suspeitas do crime. Os acusados chegaram a ser presos, mas foram liberados pouco mais de dois anos. Ainda de acordo com o processo, um dos acusados morreu e outro foi absolvido. Sete pessoas continuam no banco dos réus.