DIRIGIU DE MADRUGADA

Adesivo em van que bateu em carreta na BR-020 dizia: ‘Patrão mandou tocar a noite toda’

Cinco pessoas morreram no acidente

Um adesivo presente na van que colidiu com a traseira de uma carreta na BR-020, entre Formosa e o Distrito Federal (DF), na terça-feira (17), dizia que “o patrão mandou tocar a noite toda”. Mais de dez pessoas se feriram, inclusive o condutor do veículo, e cinco pessoas morreram.

Antes do acidente, o condutor do veículo chegou a publicar nas redes sociais um vídeo em que dirigia durante a madrugada. À Polícia Civil do DF, ele confirmou que conduziu a van por “toda a madrugada”, mas não ingeriu nenhum tipo de bebida alcoólica.

A legislação brasileira prevê que o motorista profissional não pode dirigir por mais de cinco horas e meia ininterruptas veículos de transporte rodoviário coletivo de passageiros ou de cargas.

As vítimas fatais foram:

  • Everaldo de Oliveira dos Santos, 52 anos
  • Laudenice Vogado de Oliveira, 58 anos
  • Ravy Gael da Silva Vogado, 4 anos
  • Geneilde da Silva Lima, 39 anos
  • Valtim Chaves dos Santos, 64 anos

Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a van operava de forma irregular. Ainda conforme a ANTT, o veículo não possuía autorização para o transporte de passageiros. Além disso, aparecia como inativo nos registros do órgão, ou seja, operava de forma clandestina.

Com 16 passageiros, o veículo de passeio havia saído de Santa Rita de Cássia, na Bahia, a cerca de 700 quilômetros do ponto da colisão. Idosos e crianças também estavam na van. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos conduzidos.

O motorista da carreta contou que estava em baixa velocidade, sentido a uma fábrica de cimentos no Distrito Federal, quando escutou o barulho de uma forte freada e, ao olhar no retrovisor, percebeu que tinha sido atingido por algum veículo.

Ele foi submetido ao teste do bafômetro, que deu negativo para a ingestão de bebida alcoólica.

LEIA TAMBÉM:

‘Acabei com a minha vida’, disse motorista de van após acidente que matou 5 pessoas na BR-020