SEM PREVISÃO DE ALTA

Adolescente de Goiânia está em coma após ser agredido por piloto no DF

O suspeito é Pedro Arthur Turra Basso, de 19 anos, piloto da categoria Fórmula Delta

Um adolescente de 16 anos está internado em estado grave há quase uma semana após ser agredido durante uma discussão em Vicente Pires, no Distrito Federal. Natural de Goiânia, Rodrigo Castanheira sofreu traumatismo craniano, está intubado e respira com auxílio de aparelhos em um hospital de Brasília. A agressão ocorreu na última sexta-feira (23). O suspeito é o piloto Pedro Arthur Turra Basso (foto em destaque), de 19 anos. Após a situação, Pedro foi desligado do quadro da Fórmula Delta.

Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a confusão teria começado quando o autor jogou um chiclete contra um amigo da vítima. Após provocações entre os envolvidos, Rodrigo foi atingido por socos e acabou batendo a cabeça em um carro durante a briga.

Em depoimento à polícia, o jovem afirmou que a situação começou como uma brincadeira entre amigos. “Eu e meus amigos, a gente tem uma brincadeira de ficar jogando chiclete nos outros. Eu joguei no Luquinhas, a gente ficou rindo, e alguém falou: ‘foi quase no Rodrigo'”, contou Pedro.

“E aí, ele [Rodrigo] já falou: ‘Se fosse em mim, eu ia quebrar na porrada’. E eu achei que ele estava brincando, porque antes ele estava brincando comigo. A gente estava lá conversando e tudo. Aí, eu desci do carro e falei ‘então fala na minha cara'”, continuou.

“Ele falou na minha cara e eu dei uma empurrada nele, porque estava muito perto. Ele veio para dar um soco em mim, aí começou.” Pedro afirmou ainda que acreditou que as ameaças feitas por Rodrigo também eram em tom de brincadeira e alegou ter agido em legítima defesa.

Testemunhas relataram à polícia que o adolescente teria manuseado um canivete antes da briga, mas o objeto não aparece nas imagens das câmeras de segurança analisadas até o momento.

Pedro foi preso em flagrante por lesão corporal gravíssima, mas foi liberado após pagar fiança fixada em 15 salários mínimos. Mesmo em liberdade, segue sendo investigado.

Diante da repercussão do caso, a organização da Fórmula Delta anunciou o desligamento de Pedro Turra do quadro de pilotos da temporada 2026 da categoria escola. Em comunicado oficial, foi informado que a decisão já estava em andamento, mas dependia da conclusão de trâmites jurídicos e internos para ser divulgada oficialmente. A organização reforçou que não compactua com qualquer tipo de violência e manifestou solidariedade à vítima e à família.