MONKEYPOX

Anápolis é a terceira cidade com mais casos de varíola dos macacos em Goiás

Um novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) coloca Anápolis como a…

Um novo boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) coloca Anápolis como a terceira cidade com mais casos da varíola dos macacos, em Goiás. O informe aponta que o município possui 15 casos confirmados da doença e fica atrás somente de Aparecida (38) e Goiânia (281).

O comunicado ainda revela que o estado possui 381 casos confirmados da doença. Indica ainda transmissão comunitária, quando a maioria dos pacientes não possui histórico de viagem.

“Apesar do grande número de casos, na última semana para cá, a vigilância tem observado uma queda de registros diários, isso por um lado é bom, mas só é possível uma análise mais concreta dos dados daqui 4 semanas”, informou Flúvia Amorim, Superintende de Vigilância da SES.

Para Flúvia a melhor forma de combater a doença é o diagnóstico precoce e a prevenção.

Transmissão

A transmissão da varíola dos macacos ocorre através de contato próximo com pessoa infectada (lesões de pele ou mucosa de pessoas infectadas, secreções respiratórias, contatos íntimos (beijos, abraços e contato pele com pele) e/ou por materiais e objetos contaminados)

Prevenção

De acordo com a SES, deve-se evitar contato próximo com pessoa infectada ou com suspeita de contaminação pela doença. Também é preciso evitar contato íntimo (beijar, abraçar e contato pele com pele com pessoas com lesões/feridas).

A população pode se proteger ainda com uso de máscaras em ambientes abertos e fechados com aglomeração de pessoas. Também é necessário evitar compartilhamento de itens pessoais, como toalhas, roupas de cama, copos, objetos sexuais e outros.