Aparecida amplia agendamento de consultas eletivas durante pandemia
Fica estabelecido por meio de alteração de Portaria que a capacidade de atendimento agendado passa de 6 para 12 pacientes

Aparecida amplia agendamento de consultas eletivas nas Unidades Básicas de Saúde e ambulatoriais. Em alteração de Portaria Municipal publicada no Diário Oficial Eletrônico na última quarta-feira (19), fica estabelecido que a capacidade de atendimento agendado passa de 6 para 12 pacientes por período, devendo estes estarem presentes para a consulta apenas 15 minutos antes do horário agendado. Os atendimentos das consultas eletivas ficam restritos à 70% da agenda. Antes das alterações, a restrição era de 50%.
Ao Mais Goiás, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) alega que a ampliação de atendimento das consultas eletivas se deve a diminuição da contaminação pela Covid-19 no município. A SMS retomou a ampliação dos atendimentos por agendamento até nova avaliação. Atualmente, Aparecida está na matriz de risco baixo para transmissão da Covid-19, indicado pelo cenário verde.
A pasta resslta que a redução no agendamento de consultas eletivas ocorreu ao longo do enfrentamento à pandemia, em momentos diferentes, com o intuito de evitar que pacientes saudáveis, que tenham condições de aguardar por atendimento, se desloquem até uma unidade de saúde e aumente o risco de exposição, contaminação e transmissão com o Coronavírus.
Além disso, a pasta declara que a flexibilização da agenda possibilita o atendimentos de pessoas com sintomas gripais sem necessidade de agendamento prévio, em qualquer unidade de saúde da cidade.