Sem estoque para prosseguir vacinação, Aparecida suspende agendamentos
O município aguarda nova remessa do Ministério da Saúde para prosseguir imunização

O agendamento para aplicação de doses da vacina contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia foi suspenso pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a partir desta segunda-feira (8).
A razão da suspensão de vacinação nos pontos de drive-thru e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) se dá pelo fim do estoque de vacinas no município.
De acordo com a SMS, ainda restam 840 doses que estão reservadas para quem já está agendado para imunização nos postos de saúde. A pasta ainda afirma que a campanha de vacinação deve prosseguir com a chegada de uma nova remessa do Ministério da Saúde ao município.
A coordenadora de Imunização da SMS de Aparecida, Renata Cordeirou, comentou que a procura pela vacinação por idosos com mais de 70 anos foi alta no município. Os pontos de drive-thrus em Aparecida chegaram a ter filas enormes para a vacinação.
“Utilizamos todo o nosso estoque de primeira dose para imunizar o máximo possível de pessoas no menor espaço de tempo. Na quinta-feira tivemos a maior demanda, dia em que administramos mais de duas mil doses, sendo necessário até mesmo fazer o gerenciamento de filas, distribuindo senhas para quem procurou um dos dois drives”, afirma Renata.
Acamados
O agendamento da vacinação em postos de saúde e pontos drive-thrus estão suspensos, mas a SMS informa que a “vacinação domiciliar em idosos acamados com mais de 60 anos continua por meio de agendamento pelo telefone (62) 3545-5868”.
Ainda segundo a pasta, quase 12,5 mil doses do imunizante que combate a Covid-19 foram aplicadas em pessoas com 70 anos na última etapa de vacinação do município. Mais de 3 mil doses foram aplicadas nas últimas quinta (4) e sexta-feira (5).
Balanço
Somadas primeiras e segundas doses, foram aplicadas 29.616 doses em Aparecida de Goiânia:
16.366 doses em profissionais da saúde;
12.497 doses em idosos acima de 70 anos
399 doses em idosos acamados;
354 doses em idosos e deficientes institucionalizados.
De acordo com a SMS, o município recebeu cinco remessas de imunizantes desde janeiro deste ano. Foram 22.700 doses para 1ª aplicação e 11 mil para 2ª aplicação.