FLEXIBILIZAÇÃO

Aparecida deve ampliar abertura de bares e restaurantes e liberar eventos

Bares poderão ficar abertos até 1h da manhã e eventos voltam a ser liberados

A exemplo das flexibilizações feitas por Goiânia, Aparecida também deve rever algumas medidas restritivas para segmentos comerciais, com ampliação do horário de funcionamento de bares e restaurantes e liberação de eventos. A decisão foi tomada em reunião do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 realizada na quinta-feira (13). Portaria com as modificações deve ser publicada na próxima segunda-feira (17).

A Prefeitura ainda elabora o documento, mas o Mais Goiás apurou que há previsão de funcionamento para bares e restaurantes até a 1h da madrugada, ampliando, portanto o horário atual permitido, que vai até as 22h. A previsão é de permissão para mesas de seis pessoas. O decreto atual permite apenas quatro. Música ao vivo ainda não será permitida. A capacidade não deverá ser ampliada, ficando restrita aos atuais 40% de cada estabelecimento.

Os eventos devem ser liberados em Aparecida com lotação máxima para 100 pessoas em casas registradas, além de eventos sociais e familiares, como casamentos e batizados. A Prefeitura não deve liberar festas em chácaras. Os locais são considerados difíceis de serem fiscalizados e responsáveis por boa parte das aglomerações clandestinas.

Cinemas e teatros também têm previsão de liberação, com capacidade de 50%.

Demandas

As demandas foram feitas a partir de ofício enviado pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial da Região Leste de Aparecida de Goiânia (Arcilag) e do Sindicato do Setor de Turismo e Hospitalidade de Goiás (Sindtur), em consonância com outras entidades ligadas ao setor de bares, restaurantes e eventos, ao COE.

O presidente da Arcilag, Maione Padeiro, avalia que as flexibilizações podem diminuir os prejuízos que se acumulam no setor. “O momento é oportuno, já que podemos ampliar o funcionamento com responsabilidade sanitária”, avali.

O documento ainda passa por definição técnica para definição de protocolos de acordo com medidas de combate à Covid-19 e da Lei Orgânica do Município e deve ser publicado somente na segunda.

Cenário

De acordo com boletim epidemiológico publicado na quinta-feira (13), Aparecida tem 63.968 casos confirmados e 1.214 óbitos, quatro dos quais nas últimas 24 horas, causados pela Covid-19. A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensvia (UTI) está em 48% na rede pública. O risco é considerado baixo.