Baixo aprendizado

Goiás: apenas 9,9% dos alunos do 3° ano do ensino médio aprendem o básico em Português e Matemática, aponta Anuário da Educação

O Anuário aponta que melhorar a qualidade da educação depende de recursos e infraestrutura adequados

Apenas 9,9% dos alunos do 3º ano do Ensino Médio em Goiás possuem aprendizagem adequada em Língua Portuguesa e Matemática, segundo o Anuário Brasileiro da Educação 2025, divulgado nesta quinta-feira (25/9). Os dados revelam ainda que o desempenho no Ensino Fundamental também é preocupante: só 47,1% dos estudantes do 5º ano e 23,3% do 9º ano têm aprendizado adequado nessas disciplinas.

O levantamento, que traz informações detalhadas sobre mais de 1,5 milhão de matrículas e 63 mil professores em Goiás, mostra que a educação infantil também enfrenta desafios. Sete a cada 100 crianças não ingressam na pré-escola, e 70% das escolas dessa etapa possuem parque infantil. O estudo completo pode ser verificado na página oficial do anuário.

Imagem representativa dos dados
Nível de aprendizado por etapa (Gráfico criado por Mais Goiás; Fonte: Anuário da Educação 2025)

No ensino fundamental, a estrutura das escolas evidencia desigualdades estruturais e econômicas: 40,7% não têm rede de esgoto, 39,7% não possuem climatização, enquanto laboratórios de ciência e informática são encontrados em menos da metade das instituições. Já no ensino médio, 65,7% das escolas têm laboratório de informática, 47,4% laboratório de ciências e 84,7% quadra de esportes, aponta o relatório.

LEIA MAIS

Imagem representativa dos dados
No Ensino Fundamental, 40,7% das escolas não têm rede de esgoto; 39,7% não possuem climatização (Gráfico criado pelo Mais Goiás; Fonte: Anuário da Educação 2025)

Distribuição de professores

O Anuário aponta ainda a distribuição das matrículas pelas redes de ensino com a maior parte dos alunos na rede estadual, seguida pela municipal e privada, enquanto o número de professores do sexo feminino representa 81,6% do total. A gestão escolar também é majoritariamente feminina, com 82,2% dos diretores mulheres.

Imagem representativa dos dados
Em sua maioria composta por mulheres (Gráfico criado pelo Mais Goiás)

O estudo mostra que em Goiás, apesar de alguns avanços, a aprendizagem e a infraestrutura das escolas ainda enfrenta grandes desafios, principalmente no ensino médio e nos anos finais do fundamental, afetando o futuro dos estudantes. As dificuldades aparecem não só nos resultados de aprendizado, mas também na falta de acesso a recursos básicos e tecnológicos, como laboratórios de ciência e informática, salas climatizadas e quadras esportivas.

LEIA TAMBÉM