Após tragédia, Câmara de Itumbiara decreta luto oficial de dois dias
Decreto de luto foi motivado em "solidariedade à família do prefeito Dione José de Araújo". Thales era genro do prefeito, e as crianças, seus netos.

A Câmara Municipal de Itumbiara decretou luto oficial de dois dias, a partir desta quinta-feira (12/2), em virtude da tragédia que envolve o secretário de Governo do município, Thales Machado, e de seus dois filhos, de 12 e 8 anos. De acordo com informações da Polícia Militar, Thales Machado utilizou uma arma de fogo para atingir as crianças e, em seguida, tirou a própria vida. O caso ocorreu na noite de quarta-feira (11/2) e comoveu a cidade.
O decreto de luto foi motivado em “solidariedade à família do prefeito Dione José de Araújo”. Thales era genro do prefeito, e as crianças, seus netos. Durante o período de luto, ficam suspensos os atendimentos ao público, as atividades administrativas e legislativas da Casa, sendo mantidos apenas os serviços essenciais.
SAIBA MAIS:
- Secretário de Itumbiara, Thales Machado atira contra os filhos e tira própria vida na sequência | Mais Goiás
- “Papai ama muito”: Secretário de Itumbiara postou vídeo com filhos horas antes de tragédia
Em comunicado oficial, a Câmara manifestou “respeito e profundo pesar neste momento de dor”. Nas redes sociais, o Poder Legislativo reforçou: “A Casa se une em respeito e consternação, reafirmando sua solidariedade a todos os que compartilham deste luto”.
A notícia da tragédia, que se espalhou rapidamente pela cidade na manhã desta quinta, motivou manifestações de diversas lideranças políticas. O governador Ronaldo Caiado (PSD), a primeira-dama Gracinha Caiado (UB) e o vice-governador Daniel Vilela (MDB) expressaram condolências e solidariedade à família enlutada.
Representantes locais também se pronunciaram. O deputado estadual Gugu Nader (Avante) publicou foto com símbolo de luto em seu perfil nas redes sociais, assim como o vereador Zezé Preto (UB).
LEIA TAMBÉM:
- Após tragédia, prefeito de Itumbiara recebe apoio na internet: ‘que Deus conforte’ | Mais Goiás
- “Dor irreparável”, diz Daniel Vilela sobre tragédia em Itumbiara
O vereador Pastor Ailton (Solidariedade) pediu união em oração: “Neste momento de dor imensurável, peço a todos que se unam em oração pela vida do prefeito Dione e por toda a sua família, para que Deus conceda força, consolo e sustento espiritual diante de tamanha perda”. Ele complementou a mensagem com o versículo bíblico: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”.
Já o vereador Danilo do Frete (Solidariedade) desabafou: “Hoje meu coração amanheceu pesado. Que Deus acolha as vidas que partiram e conforte profundamente todos os familiares. Vou lembrar de Thales pelos momentos bons, pelas risadas e amizade. Que a paz prevaleça sobre a dor”.
A Polícia Civil de Goiás (PCGO) abriu um inquérito para investigar as circunstâncias do episódio.