Aprovados em concurso da Polícia Civil de Goiás protestam na Assembleia
Incremento do cadastro reserva serviria para que o governo aproveitasse o dos profissionais que prestaram concurso para corrigir os déficits

Aprovados de concurso da Polícia Civil realizam protesto na Assembleia Legislativa na tarde desta quinta-feira (13), em Goiânia. Eles querem aumento do efetivo da instituição no estado, com incremento do cadastro reserva.
Segundo cálculo da comissão dos aprovados na Polícia Civil 2023, todos os cargos na instituição estão com déficit, entre eles de 26% de cargos vagos para delegados, 58% para agentes e escrivão, além de 54% para papiloscopista.
Brieda Moreira, que é aprovada no concurso realizado em outubro do ano passado, explica que, em Goiás, há uma cláusula de barreira que elimina a maior parte dos candidatos, o que não dá direito a continuarem durante os dois anos de validade do concurso. Ela aponta que a Polícia Civil trabalha com menos de 50% do efetivo em Goiás.
Assim, o incremento do cadastro reserva serviria para que o governo aproveitasse o dos profissionais que prestaram concurso para corrigir os déficits.
“O último edital tem poucas vagas e não preenchem nem 50% das vagas que estão livres. Estamos no plenário pedindo apoio aos deputados para que aumente o cadastro reserva do edital, que é baixíssimo. Poderia ter o dobro”, diz.