Avenida T-10 terá mão única até o final do ano; entenda
A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) vai implantar até o fim de 2025…

A Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito (SET) vai implantar até o fim de 2025 um sistema binário entre as avenidas T-10 e T-55, na região do Setor Bueno. A medida, validada pelo prefeito Sandro Mabel, prevê que a T-10 passe a operar em mão única no sentido do Goiânia Shopping até a Avenida 85. Já a T-55 funcionará no sentido inverso, da 85 até a T-3.
De acordo com o secretário Tarcísio Abreu, a decisão se baseia em simulações e contagens de tráfego realizadas por equipes técnicas e consultorias especializadas. “O binário entre T-10 e T-55, aliado à sincronização semafórica e ajustes nas vias adjacentes, vai melhorar o fluxo e auxiliar o alto volume de circulações escolares na região”, afirma.
O estudo identificou a T-10 como um dos pontos mais críticos de congestionamento em Goiânia, especialmente no trecho entre o Parque Vaca Brava e a Avenida 85. O projeto prevê revisão de pontos de estacionamento, adequações geométricas e alargamento em gargalos, garantindo até quatro faixas de circulação por sentido.
Outros corredores
Paralelamente, a Prefeitura mantém em andamento o Programa de Desobstrução de Vias Arteriais, que já promoveu melhorias em vias como a Mutirão, Universitária, Jamel Cecílio e 136. O próximo corredor a ser entregue será a Avenida 85, com inauguração prevista para outubro.
“São projetos diferentes. O programa de desobstrução corrige gargalos e melhora a fluidez em 36 corredores estratégicos. Já o binário é uma solução específica para a T-10 e a T-55, que apresentam um volume de tráfego muito acima da média”, explicou o secretário.
Além da entrega da 85, a Prefeitura já definiu que até o fim do ano também serão implementadas intervenções em corredores como as avenidas T-8, T-9, Quinta Avenida, São Francisco e Independência.