Bartô: cão resgatado no lixão de Goiânia é adestrado pela PM e estará em feira de adoção
PM tirou das ruas 18 cães, que participaram do curso de adestramento e passaram por tratamento veterinário. Agora, seguem para adoção

A Polícia Militar resgatou 18 cães adultos que viviam nos arredores do terminal rodoviário de Goiânia, na Universidade Federal de Goiás (UFG) e no abrigo dos Animais Refugiados para que eles fizessem parte de um curso em que os policiais aprimoraram suas técnicas de adestramento. Com o fim do curso, esses animais serão levados agora para uma Feira de Adoção de Cães Adestrados, que acontece no dia 13 de dezembro, a partir das 9 horas, no Araguaia Shopping.
Um desses cães é Bartô. O major Paulo Gouthier, que teve a ideia de mesclar o treinamento da PM com uma ação social de resgate de vira-latas abandonados, conta que Bartô foi resgatado no lixão de Goiânia. “Ele estava em completa situação de vulnerabilidade, sem tutor e ao relento”, conta.
A feira também terá Fubá e Farinha, mãe e filhote, que circulavam no terminal rodoviário. “Fubá e Farinha são inseparáveis, e nunca aceitaram ser levados para lugares diferentes. Quem se dispuser a adotar um terá que abrigar o outro”, diz o major. Essa foi a primeira vez que a PM usou cachorros de rua no treinamento de cinotecnia (ciência e técnica que estuda o cão para fins específicos).
Durante o curso, os cães receberam tratamento veterinário completo, incluindo castração, vermifugação, desparasitação, microchipagem e carteira de identidade animal. O adestramento foi conduzido com metodologia positiva, utilizando técnicas baseadas em condicionamento clássico e operante, voltadas ao desenvolvimento de obediência, equilíbrio comportamental e socialização.
No dia do evento, policiais do BPCães estarão presentes para repassar aos novos tutores os comandos de obediência aprendidos pelos cães durante o curso, a fim de que as famílias continuem com o treinamento em casa. A ação foi viabilizada em parceria com o Araguaia Shopping, a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) de Goiânia, a Upavet, a Universidade Federal de Goiás (UFG) – por meio do grupo @doguinhos_ufg, o Abrigo dos Animais Refugados e a Raguife Rações.
“Mais do que aprimorar o conhecimento técnico dos nossos policiais, esta ação reforça o compromisso da PMGO com o bem-estar animal e com a integração entre segurança pública e comunidade. É uma iniciativa que transforma a vida dos cães e das pessoas envolvidas”, diz o major Gouthier.
Batalhão de cães
O Batalhão de Cães da Polícia Militar tem 28 animais sob tutela. Gouthier afirma que eles participaram de mais de 200 operações ao longo de 2025. Os animais são treinados para farejar drogas, armas de fogo, e suspeitos que se escondem na mata.
A PM não é a única força de segurança a ter um batalhão de cães, mas é a que tem a maior estrutura. O complexo fica no setor Marista, em Goiânia, perto do parque Areião.