Metade do dobro

Black Friday: Procon-GO faz pesquisa para evitar promoções falsas

O Procon Goiás realizou uma fiscalização em 34 estabelecimentos comerciais com pesquisa de preços de…

O Procon Goiás realizou uma fiscalização em 34 estabelecimentos comerciais com pesquisa de preços de produtos muito comprados durante a Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira (29). O objetivo do órgão é coibir as falsas promoções colocadas em prática durante esse período, conhecidas como “metade do dobro”. Confira a lista dos produtos e estabelecimentos aqui.

No total, foram consultados os preços de 565 itens. A ideia do órgão é disponibilizar aos consumidores os valores dos produtos de um mês antes do período promocional, para que ele possa verificar se o desconto é verdadeiro ou não. Além das lojas físicas, 11 sites e cerca de 3 mil produtos também foram verificados.

Caso o consumidor verifique que a promoção é falsa, ele pode registrar a reclamação pela internet no link proconweb.ssp.go.gov.br. A queixa também pode ser feita presencialmente na sede do órgão ou nas agências do Vapt-Vupt.

Black Fraude 2018

Em 2018, o Procon-GO autuou oito lojas e 20 sites por fazerem falsas promoções durante a Black Friday. Entre as principais irregularidades estão preços acima da oferta promocional, precificação não-uniforme, indisponibilidade do histórico de preços dos últimos 12 meses e falta de informações sobre parcelas de pagamento a prazo. No ano passado, foram fiscalizados 28 sites e 33 lojas.

Dicas

O Procon divulgou, ainda, uma série de dicas para as pessoas que desejam fazer compras neste períodos. Entre elas estão a pesquisa antecipada e em outros locais antes de comprar, a verificação do valor do frete e da política de privacidade dos sites, bem como evitar compras por impulso.

O órgão divulgou uma lista elaborada pelo Procon-SP com mais de 300 sites que devem ser evitados por motivos de reclamações. A lista pode ser acessada aqui.

Orientações do Procon-GO para o Black Friday

– Pesquisa antecipada: pesquise os preços dos produtos ou serviços desejados antes da compra em pelo menos três sites participantes da Black Friday e em outros fornecedores para verificar se a oferta é realmente vantajosa.

– Compras por impulso: não se deixe levar pelo apelo emocional da oferta e comprar itens desnecessários, cujos valores, se somados a outras dívidas, podem dificultar o pagamento e levá-lo ao endividamento.

– Política de privacidade: leia a política de privacidade da loja virtual para identificar os compromissos assumidos pela loja virtual quanto ao armazenamento e manipulação de senhas e dados. Importante que o consumidor fique atento aos requisitos de segurança para inserção de senhas e dados.

– Comprovação de documentos: imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido, como comprovante de pagamento, contrato e anúncios publicitários. É importante fazer a reprodução (captura) da tela dos preços constando o horário e o domínio do site, pois a oferta deve ser cumprida conforme veiculado.

– A comercialização de produtos, ou serviços em loja, física ou online, deve observar as determinações do Código de Defesa do Consumidor – CDC. Nas compras pela internet o consumidor tem o prazo de até 7 (sete) dias, contados do recebimento da mercadoria ou da contratação do serviço, para exercer o direito de arrependimento, ocasião em que pode cancelar a compra independente do motivo, sem que nenhum valor lhe seja cobrado.

– Frete: verifique se não houve o aumento do valor do frete, o que pode tornar o desconto menos vantajoso.

– Produtos importados: os produtos importados adquiridos no Brasil em estabelecimentos devidamente legalizados seguem as regras nacionais.

– Entrega: solicite que o prazo de entrega seja registrado na nota fiscal ou recibo. O consumidor só deve assinar o documento de recebimento do produto após examinar o estado da mercadoria. No caso de irregularidades, elas devem ser relacionadas, justificando assim o não recebimento.

– Confira o produto no ato do recebimento. Caso o produto apresente vícios depois da entrega, deverá ser encaminhado à assistência técnica. A loja física ou virtual tem o prazo de 30 dias para solucionar o problema,  após esse prazo o consumidor poderá exigir sua troca por outro produto idêntico, a devolução integral do valor pago ou o abatimento proporcional do preço.

– Em caso de redução de preços por vício, a informação deve ser prévia e clara.  Porém, o vício não pode comprometer o funcionamento, utilização ou finalidade do produto.

– Lançamento de Produtos. Evite comprar produtos lançados na Black Friday, pois o consumidor não tem meios para aferir se o desconto vale ou não a pena.

Dicas de segurança

Não compartilhe links via whatsapp que prometam promoções milagrosas; na maioria das vezes a mensagem é falsa, com conteúdo malicioso que pode prejudicar seu sistema operacional (vírus).

Comprar pela internet é mais rápido e cômodo, mas é preciso tomar alguns cuidados.

Verifique se o site é protegido pelo certificado SSL, que são o cadeado no navegador, a letra S no HTTP e o Selo de Segurança, além de confirmar se o Certificado Digital foi emitido para o mesmo endereço web da página pesquisada.

Procure no site a identificação da loja, como razão social, CNPJ, endereço, telefone fixo e outras formas de contato, além do email.

Cuidado ao clicar em links recebidos por e-mail marketing. Veja se a extensão do destinatário do e-mail corresponde ao da loja. Esses links podem levar a sites que são cópias dos originais, mas que servem apenas para furtar seus dados.

Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular.

Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares ou que possuam também estabelecimento físico, para facilitar a localização da empresa, caso ocorra algum problema.

Prefira sites que tenham Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Instale programa de antivírus e o firewall, sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados, e mantenha atualizados no computador.

Nunca realize transações online em lanhouses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

Evite os horários de pico de acessos, quando as páginas ficam mais lentas e, no caso de dúvidas, entre em contato com o SAC e os canais de rede social da empresa.