CERRADO VIVO

Bombeiros atendem mais de 160 ocorrências de incêndio na Chapada dos Veadeiros em 45 dias

Operação vai até o início de novembro

O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO) atendeu mais de 160 ocorrências de incêndios florestais na Chapada dos Veadeiros em 45 dias. As bases operacionais da Operação Cerrado Vivo, em Cavalcante e Alto Paraíso, atuaram diariamente nas áreas que compreendem a região.

Segundo a corporação, as equipes agem para proteger a biodiversidade e as comunidades vulneráveis da área desde o começo da operação, com foco no combate a incêndios florestais. Ainda de acordo com a companhia, a Chapada abriga uma rica diversidade de vida selvagem, incluindo espécies ameaçadas de extinção, além de mananciais que são vitais para a região.

Junto com os Bombeiros, fazem parte da força-tarefa: a Rede Contrafogo, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Aliança da Terra (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável).

“A operação vai até o início de novembro, com bases fixas em Alto Paraíso e Cavalcante, com foco principal na prestação da vida, patrimônio e meio ambiente”, revela o capitão dos bombeiros, Ailton Pinheiro de Araújo. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o começo da estação chuvosa em Goiás varia do início de outubro até o início de novembro.

O Mais Goiás solicitou mais dados aos bombeiros, como o número de profissionais empenhados, mas não teve retorno até o fechamento.

(Foto: Bombeiros)