ABANDONO

Bombeiros resgatam animais abandonados em residência de Goiânia

Animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas)

Uma operação realizada pelo Corpo de Bombeiros resgatou neste domingo (15/6) animais silvestres que estavam em uma residência localizada no Setor Recreio do Funcionário Público, em Goiânia. A dona do imóvel, que estava alugado para outra pessoa, acionou os militares após o inquilino deixar o local.

Segundo a proprietária do local, o antigo morador abandonou a casa e deixou para trás um cenário de descaso e maus-tratos. Ainda de acordo com a mulher, a residência foi encontrada tomada por animais que eram mantidos de forma irregular.

Os militares encontraram uma jiboia presa em um viveiro de vidro, quatro arraias dentro de uma piscina plástica — sendo que apenas três estavam vivas — e ainda o corpo de um filhote de jabuti, já sem vida, dentro de uma caixa.

Animais encaminhados ao Cetas

Os bombeiros realizaram o resgate dos animais vivos e eles foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), para os devidos cuidados. As autoridades policiais foram acionadas e investigam o caso.

Agora o caso será investigado pelas autoridades policiais para identificar o antigo inquilino. A criação de animais silvestres sem autorização é configurada infração grave, prevista na legislação ambiental brasileira. O crime pode resultar em detenção de seis meses a um ano, além de multa, conforme a Lei de Crimes Ambientais. A pena pode ser agravada se a espécie for rara ou ameaçada de extinção, ou se houver maus-tratos. 

Sobre animais e maus-tratos, leia também