* Amanda Sales é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo
Campanha alerta para o uso responsável da cadeirinha infantil
Um dos objetivos da iniciativa é ressaltar que o equipamento de segurança deve ser adequado com a idade da criança
Em 2016, mais de 12 mil crianças foram hospitalizadas por causa de acidentes de trânsito no Brasil. Quem faz o alerta é a concessionária Triunfo Concebra que está realizando a campanha de conscientização “As crianças crescem. As cadeirinhas mudam. A segurança permanece”, que tem por objetivo informar que boa parte desses acidentes poderiam ser evitados se as crianças estivessem em cadeirinhas.
De acordo com a gerente de comunicação da concessionária, Karina Cunha, a iniciativa faz parte da campanha de conscientização de trânsito realizada anualmente e que tem reforço durante feriados, recessos e férias, períodos em que as pessoas usam mais os carros para viajar. Além da divulgação via redes sociais, todos os motoristas que passam por praças de pedágio administradas pela Triunfo recebem material de conscientização.
“Os números em relação ao não uso de cadeirinha são alarmantes”, afirma Karina. Os dados utilizados pela campanha são de estudos feitos pela ONG Criança Segura, que mostram que o acidente de trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes com idades de um a 14 anos no Brasil.
Karina ressalta que são pequenos momentos de descuido como viagens entre localidades próximas ou mesmo deslocamentos dentro da mesma cidade que acabam causando acidentes. Os pais se descuidam por acharem que não há problemas e acabam colocando a vida das crianças em risco.
Além disso, a gerente conta que insistindo com o uso da cadeirinha, mesmo quando a criança chora ou fica incomodada, os pais estão fazendo um trabalho de educação de trânsito com a criança. “O uso da cadeirinha deve virar um hábito até porque não usar é uma infração de trânsito”, pontua.
Cadeirinha ideal
Outro objetivo da campanha é ressaltar que a cadeirinha deve ser adequada com a idade da criança. As especificações são feitas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O bebê conforto deve ser utilizado com crianças de até um ano. O assento de elevação é obrigatório para crianças de quatro a sete anos ou até 1,45 metros. Já a cadeirinha se utiliza para crianças de um a quatro anos.
