rota clandestina

Carga contrabandeada no valor de R$ 25 milhões é apreendida em Jataí; ação é a maior do país em 2026

Carga saiu do Amazonas após entrar ilegalmente no país pelas fronteiras com Venezuela, Colômbia e Guiana

Uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Comando de Operações de Divisas (COD) resultou na maior apreensão de contrabando do Brasil em 2026, na terça-feira (3/2). A ação ocorreu em Jataí, onde uma carreta foi interceptada transportando mercadorias ilegais avaliadas em R$ 25,5 milhões. As mercadorias teriam entrado no Brasil por rotas clandestinas nas fronteiras com Venezuela, Colômbia e Guiana, passaram por Amazonas e seguiam para grandes centros comerciais de São Paulo

Dentro do caminhão, os agentes encontraram milhares de produtos importados, entre eles perfumes de luxo, medicamentos de origem francesa e outros itens de comercialização proibida no país, escondidos sob uma carga que aparentava ser regular.

Leia mais

Imagem da carga apreendida
Perfumes, medicamentos e produtos importados ilegais estavam escondidos sob carga de fachada (Divulgação PRF)

A Receita Federal foi acionada para assumir os procedimentos administrativos e a custódia das mercadorias apreendidas. De acordo com a PRF, o valor estimado da carga representa um prejuízo milionário ao crime organizado, que usava o transporte rodoviário para abastecer o mercado ilegal.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos na rota do contrabando, desde os responsáveis pela entrada dos produtos no país até os destinatários finais nos centros comerciais do Sudeste.

O motorista, que não teve a identidade divulgada, foi preso e levado para Polícia Federal onde permanece a disposição da Justiça.

Leia também