EXPLOSÃO

Explosão causada por descarga elétrica queima eletrodomésticos de residência em Catalão

Caso aconteceu na madrugada desta quinta-feira

Uma moradora da Vila Chaud, em Catalão, relatou nas redes sociais que uma descarga elétrica destruiu todos os eletrodomésticos da casa que estavam ligados na tomada. De acordo com ela, não havia energia na residência desde 10h de quarta-feira (9) e, na madrugada desta quinta-feira (10), por volta das 2h, houve a explosão.

Ela relata que profissionais da Equatorial trabalhavam, quando viravam uma chave e “veio 13 mil volts para dentro da minha casa. Tudo que estava na tomada, meu fogão… Tudo que estava na tomada explodiu. Tudo foi queimado. Eu estou com a minha casa, minhas coisas, meu micro-ondas, novinho, queimado. E até agora não voltou a energia. Eu não sei o que vou fazer da minha vida”.

A moradora narra, ainda, que uma lâmpada se soltou do teto, “com fio e tudo, de tão forte que foi” a explosão causada pela descarga. Segundo a mulher, a energia elétrica ainda não havia retornado pela manhã. Os vídeos foram compartilhados, inicialmente, pelo site Zap Catalão.

O Mais Goiás procurou a Equatorial para esclarecer o assunto. Em nota, a empresa informou que detectou defeito em um dos circuitos que alimentam Catalão às 22h07 de quarta (9) e que, em 10 minutos, cerca de 50% dos clientes afetados tiveram o serviço restabelecido por meio de manobras telecomandadas, que redistribuíram as cargas para que o mínimo possível de consumidores permanecesse sem o fornecimento de energia.

Sobre a consumidora, uma equipe “já esteve na residência da cliente para levantar os danos causados pelo acidente e abrir o protocolo de ressarcimento. No momento, o local permanece sem energia devido às avarias na rede interna.”

Nota completa da Equatorial:

“A Equatorial Goiás esclarece que detectou defeito em um dos circuitos que alimentam Catalão às 22h07 de ontem (9). A distribuidora informa que em 10 minutos cerca de 50% dos clientes afetados tiveram o serviço restabelecido por meio de manobras telecomandadas, que redistribuíram as cargas para que o mínimo possível de consumidores permanecesse sem o fornecimento de energia. A companhia informa, ainda, que realizou inspeções no circuito e foram encontrados dois pontos com cabos partidos na cidade, reparados durante a madrugada. Um desses cabos atingiu o ramal de ligação da cliente, provocando sobrecarga na rede interna. A empresa destaca que às 7h todos os clientes impactados tiveram o fornecimento de energia retomado.

A Equatorial ressalta que uma equipe já esteve na residência da cliente para levantar os danos causados pelo acidente e abrir o protocolo de ressarcimento. No momento, o local permanece sem energia devido às avarias na rede interna.

A distribuidora esclarece que em casos de queima de equipamentos, o ressarcimento de danos elétricos é realizado conforme determina a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para fazer um pedido, o cliente pode entrar em contato com a distribuidora por meio do aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS; pela agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br; pelo Call Center 0800 062 01 96 ou em uma agência de atendimento.”

https://uploads.maisgoias.com.br/2023/08/0ea31115-facebook-video.mp4
https://uploads.maisgoias.com.br/2023/08/4c48f9b4-facebook-video-1.mp4
https://uploads.maisgoias.com.br/2023/08/3e065dcb-facebook-video-2.mp4
https://uploads.maisgoias.com.br/2023/08/0e637e73-facebook-video-3.mp4