CCJ aprova emenda polêmica que permite avanço de construções próximas a córregos, em Goiânia
Uma das emendas consideradas mais polêmicas ao Código de Posturas foi aprovada pelos vereadores na…

Uma das emendas consideradas mais polêmicas ao Código de Posturas foi aprovada pelos vereadores na Comissão de Constituição e Justiça, em sessão realizada na quarta-feira (26), na Câmara Municipal de Goiânia. Trata-se da redução da largura das Áreas de Preservação Permanente (APPs) próximas a córregos e cursos d’água de 50 para 30 metros.
A modificação, de autoria do vereador Sargento Novandir (Avante), foi rejeitada no relatório elaborado por Sabrina Garcez (Republicanos), no entanto, acabou aprovada com quatro votos favoráveis e três contrários durante a sessão da CCJ. A medida ainda precisa ser aprovada em plenário.
Sargento Novandir, por outro lado, aponta que se trata de uma adequação ao Código Florestal e que favorece a população mais pobre.
A relatora apontou preocupação com avanço de construções à beira de cursos d’água na capital, o que diminuiria a cobertura vegetal favorecendo o assoreamento dos rios e córregos. O que está em desacordo com medidas preventivas para a conter a crise climática.
O Código de Posturas é uma lei complementar ao Plano Diretor e necessário para regular horários de funcionamento de estabelecimentos, coleta de lixo, entre outros e estava parado há 9 meses na casa legislativa.