Chuvas devem retornar a Goiás com início do fenômeno La Niña
Previsão indica pancadas isoladas e aumento da umidade a partir deste domingo, com atenção especial para regiões central, sul e noroeste

Após semanas de estiagem, Goiás deve registrar nos próximos dias o retorno das chuvas regulares. Projeções do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que o fenômeno La Niña deve favorecer a chegada de temporais, especialmente nas regiões central, sul e noroeste do Estado. O período chuvoso ainda não começou oficialmente, mas há possibilidade de precipitações já neste domingo (12).
A frente fria que se desloca pelo estado provoca maior nebulosidade, favorecendo a formação de áreas de instabilidade. Com a chegada das chuvas mais frequentes, as temperaturas devem começar a diminuir, especialmente na região centro-sul.
Em Goiânia, as pancadas de chuva devem ser isoladas nos próximos dias, com temperaturas variando entre 22 °C e 30 °C, podendo chegar a 34 °C na quinta-feira (16). A umidade relativa do ar deve aumentar gradualmente, de cerca de 30% para 40%.
O La Niña, fenômeno oceânico-atmosférico natural do sistema Enso, ocorre devido ao resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial Central e Oriental, associado ao fortalecimento dos ventos alísios. Na região Centro-Oeste, incluindo Goiás, o fenômeno costuma aumentar a frequência e regularidade das chuvas, por meio da organização de sistemas meteorológicos como a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), responsável pela distribuição de precipitações na primavera e no verão.
As condições favoráveis à formação do La Niña tiveram início em setembro, e a atuação do fenômeno em sua fase atual pode se estender até fevereiro de 2026.
A Defesa Civil alerta para os riscos associados às chuvas e recomenda atenção redobrada em áreas vulneráveis, evitando locais de alagamento e tomando cuidado no trânsito durante os temporais.