riqueza

Cidade de apenas 3 mil habitantes registra o maior PIB per capita de Goiás; saiba qual

Desempenho expressivo colocou o município em posição de destaque no cenário nacional

Uma cidade de apenas 3 mil habitantes surpreendeu ao alcançar o maior PIB per capita de Goiás, segundo dados divulgados pelo IBGE. Localizada no Sudoeste goiano, Perolândia liderou o ranking estadual em 2023, com um Produto Interno Bruto per capita de R$ 266,8 mil, número muito acima da média registrada no estado.

O desempenho expressivo colocou Perolândia não apenas no topo em Goiás, mas também em posição de destaque no cenário nacional. No levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município apareceu na 28ª colocação entre todas as cidades brasileiras com maior PIB per capita. Os dados foram produzidos em parceria com órgãos estaduais e a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

Apesar do pequeno porte populacional, a economia local é robusta e diversificada. As principais atividades que sustentam o maior PIB per capita de Goiás incluem pecuária, agricultura, produção de etanol, beneficiamento de algodão e, principalmente, a extração mineral, com destaque para a produção de calcário e brita, considerada a base econômica do município.

Além da força econômica, Perolândia também reúne atrativos turísticos e culturais. Um dos principais pontos de visitação é o Lago da Área de Proteção Ambiental (APA) Braveza, bastante frequentado por moradores e turistas. A cidade também é reconhecida pela produção do queijo cabacinha, declarado Patrimônio Cultural de Goiás.

História e localização

Situada a cerca de 420 quilômetros de Goiânia, Perolândia integra a microrregião de Jataí–Mineiros e faz divisa próxima com o estado de Mato Grosso do Sul. O município possui área territorial de aproximadamente 1.033 km², o que resulta em baixa densidade demográfica, característica comum em cidades do interior. Os moradores são chamados de perolandenses.

A história da cidade está diretamente ligada à extração da peroba-rosa, madeira amplamente utilizada durante a construção de Brasília. O povoado foi elevado à condição de distrito em 2 de dezembro de 1971, quando ainda pertencia ao município de Jataí, e conquistou a emancipação política em 16 de janeiro de 1991.

Goiânia sobe três posições e entra no top 15 dos maiores PIBs do Brasil; veja o ranking

Goiânia avançou no cenário econômico nacional e, conforme dados divulgados pelo IBGEsubiu três posições no ranking dos maiores PIBs do Brasil, passando a integrar o top 15 das maiores economias municipais do paísVEJA O RANKING!